EDUCAÇÃO FÍSICA COMO TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS. GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA NO BRASIL E NA COLÔMBIA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75486 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA COMO TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS. GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA NO BRASIL E NA COLÔMBIA" "resumo" => "NO TRABALHO PROCURAMOS FORMULAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O PROBLEMA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL E NA COLÔMBIA ATRAVÉS DE SUAS INSTITUIÇÕES GESTORAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CIENTÍFICAS. TAL ABORDAGEM PROCURA CONSTRUIR UMA PERSPECTIVA QUE INTERPELA ESTE PROBLEMA A PARTIR DO TIPO DE RACIONALIDADE GOVERNAMENTAL QUE ENGENDRA A ALOCAÇÃO NA GRANDE ÁREA DA SAÚDE E NÃO NA GRANDE ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, ONDE, LOCALIZADA NA EDUCAÇÃO, ENCONTRARIA UMA INSERÇÃO MAIS PERTINENTE DO PONTO DE VISTA DO SEU PAPEL HISTÓRICO E SOCIAL. DESTA FORMA, PRETENDEMOS INTERROGAR OS NEXOS DE SABER-PODER QUE PRODUZEM AS CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DESSA RACIONALIDADE POLÍTICA E SUA EFETIVAÇÃO TECNOCRÁTICA EM DOIS PLANOS: A) NAS POLÍTICAS CIENTÍFICAS ESTABELECIDAS POR INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS; B)NA DISCURSIVIDADE DE UMA SÉRIE DE REFORMAS GOVERNAMENTAIS NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. NESTE SENTIDO, PROPOMOS COMO VIA DE ANÁLISE A PRESENÇA EM AMBOS OS PAÍSES, COM NUANCES DE DIFERENÇAS, DE UMA TENDÊNCIA DE GOVERNAMENTALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA QUE INVESTE OS CORPOS DOS INDIVÍDUOS E DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DO CAMPO ESCOLAR. EM SEGUNDO LUGAR, COM EMBASAMENTO NA ANÁLISE ARQUEO-GENEALÓGICA INSPIRADA NO FILÓSOFO FRANCÊS MICHEL FOUCAULT (FOUCAULT, 2008) E USANDO COMO MATERIAIS EMPÍRICOS RELATÓRIOS DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS INTERNACIONAIS E O DOCUMENTO HOMOLOGADO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), PROCURAMOS, COMO AVANÇO PRELIMINAR DO ESTUDO: 1) DESCREVER AS LINHAS DE FORÇA QUE POSSIBILITARAM A EMERGÊNCIA DE UM COMPLEXO GOVERNAMENTAL E UMA EXPLOSÃO DISCURSIVA, AS QUAIS DERAM ENSEJO PARA A FORMULAÇÃO DA BNCC, NO CONTEXTO DAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO E PARTICULARMENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. 2) ANALISAR COMO, NO INTERIOR DA BASE HOMOLOGADA, A ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS A SERVIÇO DA ATUAL GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. ASSIM, PENSAMOS QUE O PRESENTE ESTUDO CONTRIBUI PARA A ANÁLISE EM TORNO DO JOGO COMPLEXO DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EMPREGADAS PELO ESTADO, SETORES EMPRESARIAIS E INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS GLOBAIS QUE DERIVOU NO CONSENSO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE VÊM EMERGINDO DESDE A DÉCADA DOS 90. PARA ALÉM DE DISPUTAS PARTIDÁRIAS, ESSE PACTO PÚBLICO-PRIVADO VEM IMPONDO PADRÕES CURRICULARES, QUE TÊM COMO ALVO ALINHAR O PAÍS COM A TENDÊNCIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO BASEADA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOPOLÍTICA, BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5f59ce8b_20082021110229.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:02:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ANDRÉS JIMÉNEZ MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ANDRÉS" "autor_email" => "andres.jimenez@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75486 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 94 "inscrito_id" => 205 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA COMO TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS. GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA NO BRASIL E NA COLÔMBIA" "resumo" => "NO TRABALHO PROCURAMOS FORMULAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O PROBLEMA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL E NA COLÔMBIA ATRAVÉS DE SUAS INSTITUIÇÕES GESTORAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CIENTÍFICAS. TAL ABORDAGEM PROCURA CONSTRUIR UMA PERSPECTIVA QUE INTERPELA ESTE PROBLEMA A PARTIR DO TIPO DE RACIONALIDADE GOVERNAMENTAL QUE ENGENDRA A ALOCAÇÃO NA GRANDE ÁREA DA SAÚDE E NÃO NA GRANDE ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, ONDE, LOCALIZADA NA EDUCAÇÃO, ENCONTRARIA UMA INSERÇÃO MAIS PERTINENTE DO PONTO DE VISTA DO SEU PAPEL HISTÓRICO E SOCIAL. DESTA FORMA, PRETENDEMOS INTERROGAR OS NEXOS DE SABER-PODER QUE PRODUZEM AS CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DESSA RACIONALIDADE POLÍTICA E SUA EFETIVAÇÃO TECNOCRÁTICA EM DOIS PLANOS: A) NAS POLÍTICAS CIENTÍFICAS ESTABELECIDAS POR INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS; B)NA DISCURSIVIDADE DE UMA SÉRIE DE REFORMAS GOVERNAMENTAIS NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. NESTE SENTIDO, PROPOMOS COMO VIA DE ANÁLISE A PRESENÇA EM AMBOS OS PAÍSES, COM NUANCES DE DIFERENÇAS, DE UMA TENDÊNCIA DE GOVERNAMENTALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA QUE INVESTE OS CORPOS DOS INDIVÍDUOS E DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DO CAMPO ESCOLAR. EM SEGUNDO LUGAR, COM EMBASAMENTO NA ANÁLISE ARQUEO-GENEALÓGICA INSPIRADA NO FILÓSOFO FRANCÊS MICHEL FOUCAULT (FOUCAULT, 2008) E USANDO COMO MATERIAIS EMPÍRICOS RELATÓRIOS DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS INTERNACIONAIS E O DOCUMENTO HOMOLOGADO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), PROCURAMOS, COMO AVANÇO PRELIMINAR DO ESTUDO: 1) DESCREVER AS LINHAS DE FORÇA QUE POSSIBILITARAM A EMERGÊNCIA DE UM COMPLEXO GOVERNAMENTAL E UMA EXPLOSÃO DISCURSIVA, AS QUAIS DERAM ENSEJO PARA A FORMULAÇÃO DA BNCC, NO CONTEXTO DAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO E PARTICULARMENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. 2) ANALISAR COMO, NO INTERIOR DA BASE HOMOLOGADA, A ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS A SERVIÇO DA ATUAL GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. ASSIM, PENSAMOS QUE O PRESENTE ESTUDO CONTRIBUI PARA A ANÁLISE EM TORNO DO JOGO COMPLEXO DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EMPREGADAS PELO ESTADO, SETORES EMPRESARIAIS E INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS GLOBAIS QUE DERIVOU NO CONSENSO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE VÊM EMERGINDO DESDE A DÉCADA DOS 90. PARA ALÉM DE DISPUTAS PARTIDÁRIAS, ESSE PACTO PÚBLICO-PRIVADO VEM IMPONDO PADRÕES CURRICULARES, QUE TÊM COMO ALVO ALINHAR O PAÍS COM A TENDÊNCIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO BASEADA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOPOLÍTICA, BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5f59ce8b_20082021110229.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:02:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE ANDRÉS JIMÉNEZ MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ANDRÉS" "autor_email" => "andres.jimenez@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }