EFEITO DA FAMILIARIZAÇÃO NO ESTADO DE CONFORTO AO FINAL EM UMA TAREFA MANIPULATIVA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75463 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "EFEITO DA FAMILIARIZAÇÃO NO ESTADO DE CONFORTO AO FINAL EM UMA TAREFA MANIPULATIVA" "resumo" => "ESTUDOS APONTAM QUE ADULTOS PLANEJAM ANTECIPADAMENTE A FORMA DE PEGAR UM OBJETO DE ACORDO COM O OBJETIVO A SER CUMPRIDO. ESSA OBSERVAÇÃO TEM EXPLICAÇÃO PELO PARADIGMA DENOMINADO EFEITO DO ESTADO DE CONFORTO FINAL (ESC). O CONFORTO PARECE EMERGIR PORQUE ELE MAXIMIZA O CONTROLE SOBRE O OBJETO AO FINAL DA AÇÃO MANIPULATIVA, CONTUDO, NÃO SE SABE SE A FAMILIARIZAÇÃO DA TAREFA PODE LEVAR AO AUMENTO DA FREQUÊNCIA DE ESC. COM ISSO, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR SE HÁ INFLUÊNCIA DA FAMILIARIZAÇÃO DA TAREFA NO ESTADO DE CONFORTO FINAL. O PROJETO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UNIVERSIDADE LOCAL. PARTICIPARAM 46 UNIVERSITÁRIOS, COM MÉDIA DE IDADE DE 22,0 ± 4,34 ANOS, EM UMA TAREFA DE APREENSÃO, TRANSPORTE E INSERÇÃO DE UMA BARRA EM UM ALVO, EM DUAS CONDIÇÕES EXPERIMENTAIS: 1) BAIXA PRECISÃO (AS DUAS EXTREMIDADES DA BARRA E O ALVO ERAM CILÍNDRICOS); E 2) ALTA PRECISÃO (AS DUAS EXTREMIDADES DA BARRA E O ALVO ERAM SEMICILÍNDRICOS). AS BARRAS TIVERAM AS DUAS EXTREMIDADES COLORIDAS, SENDO UMA EXTREMIDADE NA COR VERMELHA, QUE SEMPRE FOI POSICIONADA DO LADO DIREITO DO SUPORTE, E UMA EXTREMIDADE NA COR AMARELA QUE ESTEVE SEMPRE POSICIONADA DO LADO ESQUERDO DO SUPORTE. OS ALVOS CONSISTIRAM EM DUAS CAIXAS DE MADEIRA, SENDO UM AMARELO À DIREITA E UM VERMELHO À ESQUERDA DO SUPORTE DA BARRA. OS PARTICIPANTES RECEBERAM INSTRUÇÃO VERBAL SOBRE A TAREFA E VISUALIZARAM O ESTÍMULO REFERENTE AO MOVIMENTO A SER REALIZADO NA TELA DE UM COMPUTADOR, SOBRE A COR DA EXTREMIDADE DA BARRA E A COR DO ALVO. OS INDIVÍDUOS REALIZARAM 20 TENTATIVAS ALEATORIZADAS QUE FORAM DIVIDIDAS EM 5 BLOCOS PARA ANÁLISE. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DAS IMAGENS GRAVADAS, OBSERVANDO A POSIÇÃO FINAL DA MÃO E PUNHO PARA ESTABELECER O ESC, CLASSIFICANDO EM CONFORTO OU DESCONFORTO. NA CONDIÇÃO CILÍNDRICA OS SUJEITOS APRESENTARAM FREQUÊNCIA DE ESC DE 93,5% NO PRIMEIRO BLOCO; 91,3% NO SEGUNDO BLOCO; 97,8% NO TERCEIRO BLOCO; 87,0% NO QUARTO BLOCO E 91,3% NO QUINTO BLOCO. NA CONDIÇÃO SEMICILÍNDRICA, OS SUJEITOS APRESENTARAM FREQUÊNCIA DE 93,5% NO PRIMEIRO BLOCO; 91,3% NO SEGUNDO BLOCO; 89,1% NO TERCEIRO BLOCO; 89,1% NO QUARTO BLOCO E 89,1% NO QUINTO BLOCO. O TESTE Q DE COCHRAN NÃO DEMONSTROU DIFERENÇAS ENTRE A FREQUÊNCIA DOS BLOCOS NAS CONDIÇÕES CILÍNDRICA (P=0,331) E SEMICILÍNDRICA (P=0,846). OS RESULTADOS INDICAM QUE A FAMILIARIDADE COM A TAREFA NÃO ALTERA A FREQUÊNCIA DO ESC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04 - COMPORTAMENTO MOTOR, MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO DA AÇÃO, ESTADO DE CONFORTO FINAL, HIPOTESE DA PRECISÃO, RESTRIÇÃO DA TAREFA, FAMILIARIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA104_ID126_22042021130724.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA ZORTÉA FERNANDES COSTA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA ZORTÉA" "autor_email" => "rafaelazortea@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75463 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "EFEITO DA FAMILIARIZAÇÃO NO ESTADO DE CONFORTO AO FINAL EM UMA TAREFA MANIPULATIVA" "resumo" => "ESTUDOS APONTAM QUE ADULTOS PLANEJAM ANTECIPADAMENTE A FORMA DE PEGAR UM OBJETO DE ACORDO COM O OBJETIVO A SER CUMPRIDO. ESSA OBSERVAÇÃO TEM EXPLICAÇÃO PELO PARADIGMA DENOMINADO EFEITO DO ESTADO DE CONFORTO FINAL (ESC). O CONFORTO PARECE EMERGIR PORQUE ELE MAXIMIZA O CONTROLE SOBRE O OBJETO AO FINAL DA AÇÃO MANIPULATIVA, CONTUDO, NÃO SE SABE SE A FAMILIARIZAÇÃO DA TAREFA PODE LEVAR AO AUMENTO DA FREQUÊNCIA DE ESC. COM ISSO, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR SE HÁ INFLUÊNCIA DA FAMILIARIZAÇÃO DA TAREFA NO ESTADO DE CONFORTO FINAL. O PROJETO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UNIVERSIDADE LOCAL. PARTICIPARAM 46 UNIVERSITÁRIOS, COM MÉDIA DE IDADE DE 22,0 ± 4,34 ANOS, EM UMA TAREFA DE APREENSÃO, TRANSPORTE E INSERÇÃO DE UMA BARRA EM UM ALVO, EM DUAS CONDIÇÕES EXPERIMENTAIS: 1) BAIXA PRECISÃO (AS DUAS EXTREMIDADES DA BARRA E O ALVO ERAM CILÍNDRICOS); E 2) ALTA PRECISÃO (AS DUAS EXTREMIDADES DA BARRA E O ALVO ERAM SEMICILÍNDRICOS). AS BARRAS TIVERAM AS DUAS EXTREMIDADES COLORIDAS, SENDO UMA EXTREMIDADE NA COR VERMELHA, QUE SEMPRE FOI POSICIONADA DO LADO DIREITO DO SUPORTE, E UMA EXTREMIDADE NA COR AMARELA QUE ESTEVE SEMPRE POSICIONADA DO LADO ESQUERDO DO SUPORTE. OS ALVOS CONSISTIRAM EM DUAS CAIXAS DE MADEIRA, SENDO UM AMARELO À DIREITA E UM VERMELHO À ESQUERDA DO SUPORTE DA BARRA. OS PARTICIPANTES RECEBERAM INSTRUÇÃO VERBAL SOBRE A TAREFA E VISUALIZARAM O ESTÍMULO REFERENTE AO MOVIMENTO A SER REALIZADO NA TELA DE UM COMPUTADOR, SOBRE A COR DA EXTREMIDADE DA BARRA E A COR DO ALVO. OS INDIVÍDUOS REALIZARAM 20 TENTATIVAS ALEATORIZADAS QUE FORAM DIVIDIDAS EM 5 BLOCOS PARA ANÁLISE. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DAS IMAGENS GRAVADAS, OBSERVANDO A POSIÇÃO FINAL DA MÃO E PUNHO PARA ESTABELECER O ESC, CLASSIFICANDO EM CONFORTO OU DESCONFORTO. NA CONDIÇÃO CILÍNDRICA OS SUJEITOS APRESENTARAM FREQUÊNCIA DE ESC DE 93,5% NO PRIMEIRO BLOCO; 91,3% NO SEGUNDO BLOCO; 97,8% NO TERCEIRO BLOCO; 87,0% NO QUARTO BLOCO E 91,3% NO QUINTO BLOCO. NA CONDIÇÃO SEMICILÍNDRICA, OS SUJEITOS APRESENTARAM FREQUÊNCIA DE 93,5% NO PRIMEIRO BLOCO; 91,3% NO SEGUNDO BLOCO; 89,1% NO TERCEIRO BLOCO; 89,1% NO QUARTO BLOCO E 89,1% NO QUINTO BLOCO. O TESTE Q DE COCHRAN NÃO DEMONSTROU DIFERENÇAS ENTRE A FREQUÊNCIA DOS BLOCOS NAS CONDIÇÕES CILÍNDRICA (P=0,331) E SEMICILÍNDRICA (P=0,846). OS RESULTADOS INDICAM QUE A FAMILIARIDADE COM A TAREFA NÃO ALTERA A FREQUÊNCIA DO ESC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04 - COMPORTAMENTO MOTOR, MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO DA AÇÃO, ESTADO DE CONFORTO FINAL, HIPOTESE DA PRECISÃO, RESTRIÇÃO DA TAREFA, FAMILIARIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA104_ID126_22042021130724.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA ZORTÉA FERNANDES COSTA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA ZORTÉA" "autor_email" => "rafaelazortea@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }