HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75523 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA., FORMAÇÃO COLABORATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID22_03062021074550.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SILVA" "autor_email" => "vinicius90nsilva@gmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75523 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FRAGILIDADES, REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "AS REUNIÕES DE HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC) É UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO. A HTPC TEM O OBJETIVO DE REUNIR OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, PARA A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COLETIVAS. NO ENTANTO, DADAS AS OBSERVAÇÕES EMPÍRICAS DO PESQUISADOR, REALIZADAS AO LONGO DE 13 ANOS DE PARTICIPAÇÃO EM HTPC, E TAMBÉM AS CONVERSAS QUE TIVERA COM COLEGAS PROFESSORES DURANTE ESSE PERÍODO, O QUE SE PÔDE OBSERVAR FOI UM DISTANCIAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NESSAS REUNIÕES, CUJO FOCO PRINCIPAL FREQUENTEMENTE RECAI SOBRE O EXCESSO DE QUESTÕES BUROCRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E ESTUDOS ENVOLVENDO A LEITURA, ESCRITA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REUNIÕES DE HTPC, DESTACANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES E FRAGILIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO OFERECIDO AO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIGITAL, ELABORADO NO GOOGLE FORMULÁRIO, ALÉM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E TEVE PARTICIPAÇÃO DE 69 PROFESSORES QUE RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO, E 5 ENTREVISTADOS. OS DADOS FORAM INTERPRETADOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A RESPEITO DA HTPC. CONSTATOU-SE QUE A HTPC É CONSIDERADA PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MOMENTO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MUITO EMBORA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSES ENCONTROS CAREÇAM DE VALORIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS DOCENTES, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. CONSTATOU-SE AINDA QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NESTAS REUNIÕES NÃO SE DÁ DE FORMA EFETIVA, LIMITANDO-SE A EXPOSIÇÕES E IMPRESSÕES PESSOAIS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. A EDUCAÇÃO FÍSICA, PORTANTO, É POUCO CONTEMPLADA NAS DISCUSSÕES E PROCESSOS FORMATIVOS OFERECIDOS EM HTPC, SENDO REQUISITADA SOMENTE EM EVENTOS E FESTAS DAS ESCOLAS, NÃO HAVENDO ESPAÇO PARA FORMAÇÕES ESPECÍFICAS AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE AS REUNIÕES DE HTPC APRESENTAM-SE COMO UM ESPAÇO POTENCIAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE TENDÊNCIAS ATUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HAVENDO INTERESSE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PARTICIPAR EFETIVAMENTE DESSES ENCONTROS, POR MEIO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA NA CONSTRUÇÃO E NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE E DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DESSES PROFISSIONAIS, AO ASSUMIREM-SE COMO ATORES E AUTORES DE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO CONTINUADA., FORMAÇÃO COLABORATIVA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA_ID22_03062021074550.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS SILVA" "autor_email" => "vinicius90nsilva@gmail.co" "autor_ies" => "PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }