CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75437 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5c263649_20082021110138.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN FABIANO MARCATO LAMANA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeanlamana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75437 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5c263649_20082021110138.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN FABIANO MARCATO LAMANA" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeanlamana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }