FATORES DEMOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS PREDITORES DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75476 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "FATORES DEMOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS PREDITORES DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL" "resumo" => "A POSTURA CORPORAL SOFRE INFLUÊNCIA E PODE SER MODIFICADA PELOS HÁBITOS POSTURAIS E COMPORTAMENTAIS. OS ESCOLARES ESTÃO SUBMETIDOS A PASSAR POR LONGOS PERÍODOS EM SALAS DE AULA, MUITAS VEZES EM POSIÇÕES INCÔMODAS E INADEQUADAS E, CONSEQUENTEMENTE, FICAM SUJEITOS A DESENVOLVER PADRÕES POSTURAIS NÃO SAUDÁVEIS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR QUAIS ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E HÁBITOS COMPORTAMENTAIS SÃO PREDITORES DO DESENVOLVIMENTO DE ALTERAÇÕES POSTURAIS ESTÁTICAS NO PLANO SAGITAL DE ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL. FORAM AVALIADOS 323 ESCOLARES MATRICULADOS ENTRE O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. FORAM EXCLUÍDOS OS ESCOLARES QUE NÃO SABIAM LER OU ESCREVER, OBESOS GRAUS II E III (IMC>35), OU QUE APRESENTASSEM DIFICULDADE DE MANTER A POSTURA ORTOSTÁTICA SEM AUXÍLIO. OS PARTICIPANTES PREENCHERAM O QUESTIONÁRIO AUTOAPLICÁVEL BACK PAIN AND BODY POSTURE EVALUATION INSTRUMENT (BACKPEI), QUE AVALIA OS HÁBITOS COMPORTAMENTAIS E POSTURAIS (PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, LER/ESTUDAR NA CAMA, HORAS/DIA ASSISTINDO TELEVISÃO, UTILIZANDO O COMPUTADOR E DORMINDO, POSTURA AO DORMIR, MODO DE SENTAR PARA ESCREVER, PARA UTILIZAR COMPUTADOR E EM UM BANCO, MODO DE TRANSPORTE DO MATERIAL ESCOLAR E MODO DE PEGAR OBJETOS DO CHÃO) E TIVERAM SUA POSTURA AVALIADA POR MEIO DA FOTOGRAMETRIA, QUE CONSISTIU EM PALPAÇÃO E MARCAÇÃO DE PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA, AQUISIÇÃO DE FOTOGRAFIAS E ANÁLISE DAS IMAGENS NO SOFTWARE DIGITAL IMAGE-BASED POSTURAL ASSESSMENT (DIPA). FOI AVALIADA A POSTURA DA CABEÇA, DA PELVE E DO JOELHO, E OS ÂNGULOS DAS CURVATURAS CERVICAL E TORÁCICA. TODA AVALIAÇÃO OCORREU NAS ESCOLAS DOS PARTICIPANTES, DURANTE O PERÍODO DE AULA. AS CIDADES E ESCOLAS FORAM ESCOLHIDAS POR CONVENIÊNCIA, MAS AO MENOS UMA REPRESENTANTE DE CADA MESORREGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FOI AVALIADA. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR ANÁLISE UNIVARIADA E REGRESSÃO LOGÍSTICA BINOMIAL E EXTRAÍDAS AS RAZÕES DE CHANCE (ODDS RATIO – OR) E INTERVALOS DE CONFIANÇA DE 95% (IC95%) (α=0,05). A PREVALÊNCIA DE AO MENOS UMA ALTERAÇÃO POSTURAL FOI DE 98,8% (N=319). NA ANÁLISE UNIVARIADA FOI ENCONTRADA ASSOCIAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DA CABEÇA E OS FATORES IDADE E MODO DE SENTAR-SE EM UM BANCO, POSIÇÃO DA PELVE E O FATOR MODO DE PEGAR OBJETOS DO CHÃO, E POSTURA DO JOELHO E FATOR SEXO. A REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA DEMONSTROU QUE OS ESCOLARES ENTRE 15 E 17 ANOS APRESENTAM 1,8 MAIS CHANCES DE TER ALTERAÇÃO POSTURAL NA POSIÇÃO DA CABEÇA DO QUE ESCOLARES MAIS NOVOS (OR=1,825; IC95%=1,137 – 2,928). PEGAR OBJETOS DO SOLO DE FORMA ADEQUADA APRESENTA CERCA DE 2 VEZES MAIS CHANCE DE OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÃO POSTURAL NA PELVE (OR=2,331; IC95%=1,132 – 4,807), E AS MENINAS APRESENTAM 1,5 VEZES MAIS CHANCES DE TER ALTERAÇÃO NA POSTURA DO JOELHO (OR=1,594; IC95%= 1 – 2,531). OS RESULTADOS ENCONTRADOS CONTRIBUEM APONTANDO A NECESSIDADE DE MELHOR INVESTIGAR OS PREDITORES DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES, AUXILIANDO NA PREVENÇÃO DE MAIORES COMPLICAÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - SAÚDE E REABILITAÇÃO" "palavra_chave" => "POSTURA, HÁBITOS, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ANÁLISE DE REGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA103_ID162_22042021203320.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA NICHELE DA ROSA" "autor_nome_curto" => "BRUNA NICHELE" "autor_email" => "bruna.nichele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75476 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "FATORES DEMOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS PREDITORES DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL" "resumo" => "A POSTURA CORPORAL SOFRE INFLUÊNCIA E PODE SER MODIFICADA PELOS HÁBITOS POSTURAIS E COMPORTAMENTAIS. OS ESCOLARES ESTÃO SUBMETIDOS A PASSAR POR LONGOS PERÍODOS EM SALAS DE AULA, MUITAS VEZES EM POSIÇÕES INCÔMODAS E INADEQUADAS E, CONSEQUENTEMENTE, FICAM SUJEITOS A DESENVOLVER PADRÕES POSTURAIS NÃO SAUDÁVEIS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR QUAIS ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E HÁBITOS COMPORTAMENTAIS SÃO PREDITORES DO DESENVOLVIMENTO DE ALTERAÇÕES POSTURAIS ESTÁTICAS NO PLANO SAGITAL DE ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL. FORAM AVALIADOS 323 ESCOLARES MATRICULADOS ENTRE O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. FORAM EXCLUÍDOS OS ESCOLARES QUE NÃO SABIAM LER OU ESCREVER, OBESOS GRAUS II E III (IMC>35), OU QUE APRESENTASSEM DIFICULDADE DE MANTER A POSTURA ORTOSTÁTICA SEM AUXÍLIO. OS PARTICIPANTES PREENCHERAM O QUESTIONÁRIO AUTOAPLICÁVEL BACK PAIN AND BODY POSTURE EVALUATION INSTRUMENT (BACKPEI), QUE AVALIA OS HÁBITOS COMPORTAMENTAIS E POSTURAIS (PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, LER/ESTUDAR NA CAMA, HORAS/DIA ASSISTINDO TELEVISÃO, UTILIZANDO O COMPUTADOR E DORMINDO, POSTURA AO DORMIR, MODO DE SENTAR PARA ESCREVER, PARA UTILIZAR COMPUTADOR E EM UM BANCO, MODO DE TRANSPORTE DO MATERIAL ESCOLAR E MODO DE PEGAR OBJETOS DO CHÃO) E TIVERAM SUA POSTURA AVALIADA POR MEIO DA FOTOGRAMETRIA, QUE CONSISTIU EM PALPAÇÃO E MARCAÇÃO DE PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA, AQUISIÇÃO DE FOTOGRAFIAS E ANÁLISE DAS IMAGENS NO SOFTWARE DIGITAL IMAGE-BASED POSTURAL ASSESSMENT (DIPA). FOI AVALIADA A POSTURA DA CABEÇA, DA PELVE E DO JOELHO, E OS ÂNGULOS DAS CURVATURAS CERVICAL E TORÁCICA. TODA AVALIAÇÃO OCORREU NAS ESCOLAS DOS PARTICIPANTES, DURANTE O PERÍODO DE AULA. AS CIDADES E ESCOLAS FORAM ESCOLHIDAS POR CONVENIÊNCIA, MAS AO MENOS UMA REPRESENTANTE DE CADA MESORREGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FOI AVALIADA. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR ANÁLISE UNIVARIADA E REGRESSÃO LOGÍSTICA BINOMIAL E EXTRAÍDAS AS RAZÕES DE CHANCE (ODDS RATIO – OR) E INTERVALOS DE CONFIANÇA DE 95% (IC95%) (α=0,05). A PREVALÊNCIA DE AO MENOS UMA ALTERAÇÃO POSTURAL FOI DE 98,8% (N=319). NA ANÁLISE UNIVARIADA FOI ENCONTRADA ASSOCIAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DA CABEÇA E OS FATORES IDADE E MODO DE SENTAR-SE EM UM BANCO, POSIÇÃO DA PELVE E O FATOR MODO DE PEGAR OBJETOS DO CHÃO, E POSTURA DO JOELHO E FATOR SEXO. A REGRESSÃO LOGÍSTICA BINÁRIA DEMONSTROU QUE OS ESCOLARES ENTRE 15 E 17 ANOS APRESENTAM 1,8 MAIS CHANCES DE TER ALTERAÇÃO POSTURAL NA POSIÇÃO DA CABEÇA DO QUE ESCOLARES MAIS NOVOS (OR=1,825; IC95%=1,137 – 2,928). PEGAR OBJETOS DO SOLO DE FORMA ADEQUADA APRESENTA CERCA DE 2 VEZES MAIS CHANCE DE OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÃO POSTURAL NA PELVE (OR=2,331; IC95%=1,132 – 4,807), E AS MENINAS APRESENTAM 1,5 VEZES MAIS CHANCES DE TER ALTERAÇÃO NA POSTURA DO JOELHO (OR=1,594; IC95%= 1 – 2,531). OS RESULTADOS ENCONTRADOS CONTRIBUEM APONTANDO A NECESSIDADE DE MELHOR INVESTIGAR OS PREDITORES DE ALTERAÇÕES POSTURAIS EM ESCOLARES, AUXILIANDO NA PREVENÇÃO DE MAIORES COMPLICAÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - SAÚDE E REABILITAÇÃO" "palavra_chave" => "POSTURA, HÁBITOS, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ANÁLISE DE REGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA103_ID162_22042021203320.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA NICHELE DA ROSA" "autor_nome_curto" => "BRUNA NICHELE" "autor_email" => "bruna.nichele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }