OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS: DESENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS COM OS ALUNOS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75534 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS: DESENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS COM OS ALUNOS" "resumo" => "ESSE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ROSEIRA- SP QUE TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFERENÇAS POR MEIO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 104 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS 6º, 7º E 8ª ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. . FORAM REALIZADOS 10 ENCONTROS EM AMBIENTES VIRTUAIS, DE APROXIMADAMENTE 50 MINUTOS CADA QUE TIVERAM COMO TEMA CENTRAL “OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS”. INICIAMOS A EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. APRESENTAMOS PARA OS ALUNOS ALGUNS ESPORTES PARALÍMPICOS E POSTERIORMENTE SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE ELEGESSEM TRÊS MODALIDADES PARALÍMPICAS PARA QUE FOSSEM ESTUDADAS. FORAM SELECIONADOS: BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS, FUTEBOL DE 5 E BOCHA PARALÍMPICA. ESSA ÚLTIMA FOI ESCOLHIDA PELOS ALUNOS DEVIDO A SEMELHANÇA COM O JOGO DE MALHA, ESPORTE MUITO POPULAR NO MUNICÍPIO E VIVENCIADO PELOS FAMILIARES DOS EDUCANDOS. SOBRE AS MODALIDADES FORAM FEITOS RESGATES HISTÓRICO E LEVANTAMENTO DAS REGRAS. VÍDEOS FORAM EXPLORADOS COM ANÁLISES E DISCUSSÕES ACERCA DAS ESPECIFICIDADES DAS MODALIDADES. EM POSSE DESSA EXPERIÊNCIA, OS ESTUDANTES ADAPTARAM OS MATERIAIS E REALIZARAM AS PRÁTICAS DAS MODALIDADES PARALÍMPICAS EM SUAS RESIDÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE SEUS FAMILIARES. APÓS ESSA ETAPA, REALIZAMOS ANÁLISES E DISCUSSÕES DAS ADAPTAÇÕES E VIVÊNCIAS. OS ESTUDANTES PERCEBERAM QUE OS ESPORTES PARALÍMPICOS EXIGEM HABILIDADES ESPECIFICAS COMO PERCEPÇÃO ESPACIAL, TEMPORAL, ALÉM DO DOMÍNIO TÉCNICO E TÁTICO, AINDA PROFERIRAM AS DIFICULDADES NAS VIVÊNCIAS DAS MODALIDADES EM RELAÇÃO A MANIPULAÇÃO DOS OBJETOS E PERCEPÇÕES TEMPORAL E ESPACIAL. PUDEMOS PERCEBER QUE ESSES ENCONTROS SUSCITARAM A SENSIBILIZAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS EM EQUIPAMENTOS E REGRAS PARA QUE EXISTA O RESPEITO A CADA PARTICIPANTE DAS MODALIDADES ESTUDADAS. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPICIARAM REFLEXÕES ACERCA DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS QUE ULTRAPASSAM A PRÁTICA ESPORTIVA E ESBARRAM NAS EXPERIÊNCIAS DAS VIDAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SOB ESSAS CONSIDERAÇÕES, FORAM TECIDAS DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES O QUE CONDUZIU PERCEPÇÕES A RESPEITO DA ALTERIDADE NAS RELAÇÕES COM ESSAS PESSOAS. A VIVÊNCIA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS PODE SER UM DOS CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS DIFERENÇA NA ESCOLA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES PARALÍMPICOS, DIFERENÇAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID397_08052021221526.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FELLIPE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS" "autor_email" => "gabriel.barros@colegiodoc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75534 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 152 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS: DESENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS COM OS ALUNOS" "resumo" => "ESSE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ROSEIRA- SP QUE TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFERENÇAS POR MEIO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 104 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS 6º, 7º E 8ª ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. . FORAM REALIZADOS 10 ENCONTROS EM AMBIENTES VIRTUAIS, DE APROXIMADAMENTE 50 MINUTOS CADA QUE TIVERAM COMO TEMA CENTRAL “OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS”. INICIAMOS A EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. APRESENTAMOS PARA OS ALUNOS ALGUNS ESPORTES PARALÍMPICOS E POSTERIORMENTE SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE ELEGESSEM TRÊS MODALIDADES PARALÍMPICAS PARA QUE FOSSEM ESTUDADAS. FORAM SELECIONADOS: BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS, FUTEBOL DE 5 E BOCHA PARALÍMPICA. ESSA ÚLTIMA FOI ESCOLHIDA PELOS ALUNOS DEVIDO A SEMELHANÇA COM O JOGO DE MALHA, ESPORTE MUITO POPULAR NO MUNICÍPIO E VIVENCIADO PELOS FAMILIARES DOS EDUCANDOS. SOBRE AS MODALIDADES FORAM FEITOS RESGATES HISTÓRICO E LEVANTAMENTO DAS REGRAS. VÍDEOS FORAM EXPLORADOS COM ANÁLISES E DISCUSSÕES ACERCA DAS ESPECIFICIDADES DAS MODALIDADES. EM POSSE DESSA EXPERIÊNCIA, OS ESTUDANTES ADAPTARAM OS MATERIAIS E REALIZARAM AS PRÁTICAS DAS MODALIDADES PARALÍMPICAS EM SUAS RESIDÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE SEUS FAMILIARES. APÓS ESSA ETAPA, REALIZAMOS ANÁLISES E DISCUSSÕES DAS ADAPTAÇÕES E VIVÊNCIAS. OS ESTUDANTES PERCEBERAM QUE OS ESPORTES PARALÍMPICOS EXIGEM HABILIDADES ESPECIFICAS COMO PERCEPÇÃO ESPACIAL, TEMPORAL, ALÉM DO DOMÍNIO TÉCNICO E TÁTICO, AINDA PROFERIRAM AS DIFICULDADES NAS VIVÊNCIAS DAS MODALIDADES EM RELAÇÃO A MANIPULAÇÃO DOS OBJETOS E PERCEPÇÕES TEMPORAL E ESPACIAL. PUDEMOS PERCEBER QUE ESSES ENCONTROS SUSCITARAM A SENSIBILIZAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS EM EQUIPAMENTOS E REGRAS PARA QUE EXISTA O RESPEITO A CADA PARTICIPANTE DAS MODALIDADES ESTUDADAS. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPICIARAM REFLEXÕES ACERCA DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS QUE ULTRAPASSAM A PRÁTICA ESPORTIVA E ESBARRAM NAS EXPERIÊNCIAS DAS VIDAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SOB ESSAS CONSIDERAÇÕES, FORAM TECIDAS DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES O QUE CONDUZIU PERCEPÇÕES A RESPEITO DA ALTERIDADE NAS RELAÇÕES COM ESSAS PESSOAS. A VIVÊNCIA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS PODE SER UM DOS CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS DIFERENÇA NA ESCOLA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES PARALÍMPICOS, DIFERENÇAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID397_08052021221526.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FELLIPE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BARROS" "autor_email" => "gabriel.barros@colegiodoc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }