O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA.
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75538 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA." "resumo" => "NO BRASIL O AMBIENTE DE UMA ESCOLA TANTO DA REDE PÚBLICA OU DA REDE PRIVADA PODE APRESENTAR VARIÁVEIS QUE PODEM SER ATÍPICAS, POR ISSO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA VERSÁTIL, VERSADO EM CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E ESTEJA APTO A LIDAR COM ELAS PARA FORNECER UM SERVIÇO ADEQUADO PARA A SOCIEDADE. UM TEMA NA ATUALIDADE PRESENTE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS E TAMBÉM NO MEIO ACADÊMICO, É O TRABALHO DE INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA TANTO FÍSICA COMO INTELECTUAL, ENTRETANTO ESTE TEMA, NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO TEM SIDO EXPLORADO O SUFICIENTE, PRINCIPALMENTE NA PARTE QUE DIZ RESPEITO A COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER, CONSIDERANDO A VARIEDADE DE DEFICIÊNCIAS E TAMBÉM A INDIVIDUALIDADE DO SER HUMANO. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTABELECE UM MODO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO, DIFERENTE DA LEGISLAÇÃO AMERICANA E CANADENSE QUE PROPÕE O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI). UM MÉTODO DE INTERVENÇÃO RELATIVAMENTE NOVO, QUE TEM SIDO APLICADO NA AMÉRICA DO NORTE É O DE TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA). ESTA PESQUISA ANALISA O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DE COMO ELES PENSAM O DUA E A CONSULTORIA. O TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA BASEIA-SE NO SUPORTE PARA OS PROFESSORES BASEADO EM TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ESTES PROFESSORES DE CONHECIMENTO GERAL E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. JUNTOS, ELES COMPARTILHAM A RESPONSABILIDADE POR FORMULAR ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS PARA ADOÇÃO INCLUSIVA. JÁ O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) SURGE PARA AUXILIAR A POPULAÇÃO COMO UM TODO E JÁ É ADOTADO NOS ESTADOS UNIDOS. É UM CONCEITO QUE FOI BASEADO NA NEUROCIÊNCIA E VÊ OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA ÚNICA, CONSIDERA QUE CADA UM APRENDE MELHOR POR DIFERENTES ESTÍMULOS, E ELE JÁ É APLICADO À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA. A METODOLOGIA USADA É A DE PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, NESTE MÉTODO, APÓS A COLETA DE DADOS, É REALIZADA A ANÁLISE IDEOLÓGICA E A NOMOTÉTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, TRABALHO DE CONSULTORIA, DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb623d07ae_20082021110315.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:03:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS NOGUEIRA PEÑA DURÁN" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lnp.duran@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP-RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75538 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 403 "titulo" => "O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA." "resumo" => "NO BRASIL O AMBIENTE DE UMA ESCOLA TANTO DA REDE PÚBLICA OU DA REDE PRIVADA PODE APRESENTAR VARIÁVEIS QUE PODEM SER ATÍPICAS, POR ISSO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA VERSÁTIL, VERSADO EM CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E ESTEJA APTO A LIDAR COM ELAS PARA FORNECER UM SERVIÇO ADEQUADO PARA A SOCIEDADE. UM TEMA NA ATUALIDADE PRESENTE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS E TAMBÉM NO MEIO ACADÊMICO, É O TRABALHO DE INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA TANTO FÍSICA COMO INTELECTUAL, ENTRETANTO ESTE TEMA, NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO TEM SIDO EXPLORADO O SUFICIENTE, PRINCIPALMENTE NA PARTE QUE DIZ RESPEITO A COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER, CONSIDERANDO A VARIEDADE DE DEFICIÊNCIAS E TAMBÉM A INDIVIDUALIDADE DO SER HUMANO. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTABELECE UM MODO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO, DIFERENTE DA LEGISLAÇÃO AMERICANA E CANADENSE QUE PROPÕE O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI). UM MÉTODO DE INTERVENÇÃO RELATIVAMENTE NOVO, QUE TEM SIDO APLICADO NA AMÉRICA DO NORTE É O DE TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA). ESTA PESQUISA ANALISA O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DE COMO ELES PENSAM O DUA E A CONSULTORIA. O TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA BASEIA-SE NO SUPORTE PARA OS PROFESSORES BASEADO EM TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ESTES PROFESSORES DE CONHECIMENTO GERAL E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. JUNTOS, ELES COMPARTILHAM A RESPONSABILIDADE POR FORMULAR ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS PARA ADOÇÃO INCLUSIVA. JÁ O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) SURGE PARA AUXILIAR A POPULAÇÃO COMO UM TODO E JÁ É ADOTADO NOS ESTADOS UNIDOS. É UM CONCEITO QUE FOI BASEADO NA NEUROCIÊNCIA E VÊ OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA ÚNICA, CONSIDERA QUE CADA UM APRENDE MELHOR POR DIFERENTES ESTÍMULOS, E ELE JÁ É APLICADO À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA. A METODOLOGIA USADA É A DE PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, NESTE MÉTODO, APÓS A COLETA DE DADOS, É REALIZADA A ANÁLISE IDEOLÓGICA E A NOMOTÉTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, TRABALHO DE CONSULTORIA, DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb623d07ae_20082021110315.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:03:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS NOGUEIRA PEÑA DURÁN" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lnp.duran@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP-RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }