PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75454 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ALIMENTANDO A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. NA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), OS RECURSOS PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS DOS ESTUDANTES TÊM SE ASSEMELHADO AOS OUTROS COMPONENTES CURRICULARES, ENTRETANTO, A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS RELATIVAS ÀS ATITUDES/COMPORTAMENTOS E AOS SABERES CORPORAIS PARECEM AINDA SE MOSTRAR COMO ALGO DESAFIADOR PARA OS DOCENTES. NA SEARA DESTAS DIFICULDADES, OS PROCESSOS AVALIATIVOS TENDEM A SER PENSADOS APARTADOS DO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES, DEMARCANDO UMA DEMANDA POR INVESTIGAÇÃO. ASSIM, ESTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A AVALIAÇÃO NA EF NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA FOI REALIZADA COM 34 ESTUDANTES DE TURMAS DO 9º ANO E DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VIA EMAIL E WHATSAPP, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ESTUDANTES RECONHECERAM O VALOR DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF, VENDO-A COMO UMA MANEIRA DE O PROFESSOR IDENTIFICAR SE APRENDERAM OU NÃO, BEM COMO, O QUE FOI APRENDIDO E AS POSSÍVEIS DIFICULDADES NESTE PROCESSO. OS DISCENTES MANIFESTARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DAS REFLEXÕES EM TORNO DA AVALIAÇÃO E DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS JUNTAMENTE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS DA TURMA, DEFENDENDO QUE TODOS FOSSEM INCLUÍDOS EM UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E QUE A AVALIAÇÃO TIVESSE UM CARÁTER INOVADOR. ELES APONTARAM QUE A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF DEVERIA OCORRER TANTO DE FORMA ESCRITA, PRESTIGIANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO/CONTEÚDO, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROVAS, ATIVIDADES DA APOSTILA, ENTREGA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, QUANTO RELACIONADA À OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NAS VIVÊNCIAS, ENVOLVENDO REALIZAÇÃO DE BATE-PAPOS E RODAS DE CONVERSA. COM RELAÇÃO AOS MOMENTOS NOS QUAIS A AVALIAÇÃO DEVERIA SER REALIZADA, OS DISCENTES APONTARAM NO ENCERRAMENTO DE UM ASSUNTO/CONTEÚDO OU NA FINALIZAÇÃO DE UM BIMESTRE LETIVO. PODEMOS DEPREENDER DOS RESULTADOS QUE, NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES, A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF É PARTE RELEVANTE DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. HOUVE DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE NA PARTICIPAÇÃO TANTO DAS REFLEXÕES QUANTO DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, ASPECTO QUE PODE CONTRIBUIR PARA QUE TAIS AÇÕES GANHEM NOVOS CONTORNOS E ASSUMAM OUTRAS CONFIGURAÇÕES, MOBILIZANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS NESSES PROCESSOS. AINDA ASSIM, OS DADOS REVELARAM A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS A RESPEITO DA TEMÁTICA NO INTUITO DE SE BUSCAR UMA MELHOR COMPREENSÃO QUE AJUDE A REPENSAR, EFETIVAMENTE, AS FORMAS DE PENSAR E AGIR NESTE CAMPO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA105_ID172_22042021111853.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BARBOSA NADIM" "autor_nome_curto" => "PEDRO H B NADIM" "autor_email" => "pedronadim@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP - BAURU/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75454 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A AVALIAÇÃO CONSTITUI UM DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ALIMENTANDO A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. NA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), OS RECURSOS PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS DOS ESTUDANTES TÊM SE ASSEMELHADO AOS OUTROS COMPONENTES CURRICULARES, ENTRETANTO, A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS RELATIVAS ÀS ATITUDES/COMPORTAMENTOS E AOS SABERES CORPORAIS PARECEM AINDA SE MOSTRAR COMO ALGO DESAFIADOR PARA OS DOCENTES. NA SEARA DESTAS DIFICULDADES, OS PROCESSOS AVALIATIVOS TENDEM A SER PENSADOS APARTADOS DO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES, DEMARCANDO UMA DEMANDA POR INVESTIGAÇÃO. ASSIM, ESTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A AVALIAÇÃO NA EF NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DO TIPO EXPLORATÓRIA FOI REALIZADA COM 34 ESTUDANTES DE TURMAS DO 9º ANO E DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VIA EMAIL E WHATSAPP, CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ESTUDANTES RECONHECERAM O VALOR DA AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF, VENDO-A COMO UMA MANEIRA DE O PROFESSOR IDENTIFICAR SE APRENDERAM OU NÃO, BEM COMO, O QUE FOI APRENDIDO E AS POSSÍVEIS DIFICULDADES NESTE PROCESSO. OS DISCENTES MANIFESTARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DAS REFLEXÕES EM TORNO DA AVALIAÇÃO E DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS JUNTAMENTE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS DA TURMA, DEFENDENDO QUE TODOS FOSSEM INCLUÍDOS EM UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E QUE A AVALIAÇÃO TIVESSE UM CARÁTER INOVADOR. ELES APONTARAM QUE A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF DEVERIA OCORRER TANTO DE FORMA ESCRITA, PRESTIGIANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO/CONTEÚDO, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE PROVAS, ATIVIDADES DA APOSTILA, ENTREGA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, QUANTO RELACIONADA À OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NAS VIVÊNCIAS, ENVOLVENDO REALIZAÇÃO DE BATE-PAPOS E RODAS DE CONVERSA. COM RELAÇÃO AOS MOMENTOS NOS QUAIS A AVALIAÇÃO DEVERIA SER REALIZADA, OS DISCENTES APONTARAM NO ENCERRAMENTO DE UM ASSUNTO/CONTEÚDO OU NA FINALIZAÇÃO DE UM BIMESTRE LETIVO. PODEMOS DEPREENDER DOS RESULTADOS QUE, NAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES, A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE EF É PARTE RELEVANTE DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. HOUVE DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE NA PARTICIPAÇÃO TANTO DAS REFLEXÕES QUANTO DA ELABORAÇÃO DOS RECURSOS/INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, ASPECTO QUE PODE CONTRIBUIR PARA QUE TAIS AÇÕES GANHEM NOVOS CONTORNOS E ASSUMAM OUTRAS CONFIGURAÇÕES, MOBILIZANDO OS ALUNOS COMO PROTAGONISTAS NESSES PROCESSOS. AINDA ASSIM, OS DADOS REVELARAM A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS A RESPEITO DA TEMÁTICA NO INTUITO DE SE BUSCAR UMA MELHOR COMPREENSÃO QUE AJUDE A REPENSAR, EFETIVAMENTE, AS FORMAS DE PENSAR E AGIR NESTE CAMPO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA105_ID172_22042021111853.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE BARBOSA NADIM" "autor_nome_curto" => "PEDRO H B NADIM" "autor_email" => "pedronadim@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP - BAURU/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }