CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75426 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES" "resumo" => "JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURSO ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ESPORTES DE REDE E PAREDE, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5dc0d117_20082021110204.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:02:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PATRICIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS P." "autor_email" => "joaopatricio.ef@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75426 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES" "resumo" => "JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURSO ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ESPORTES DE REDE E PAREDE, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "611fb5dc0d117_20082021110204.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-08-20 11:02:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PATRICIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS P." "autor_email" => "joaopatricio.ef@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }