EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75462 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, CORPO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID192_22042021125348.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS" "autor_email" => "camilinhamieli@hotmail.co" "autor_ies" => "UNESP-BAURU/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75462 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, CORPO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID192_22042021125348.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "CAMILA MIELI MOREIRA RAMOS" "autor_email" => "camilinhamieli@hotmail.co" "autor_ies" => "UNESP-BAURU/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }