RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75442 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA" "resumo" => "O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER" "palavra_chave" => "HANDEBOL, JOGOS TRADICIONAIS, PIQUE-BANDEIRA, PRAXIOLOGIA MOTRIZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID131_21042021212701.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLE CHIBA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "NICOLE" "autor_email" => "nicole.chiba@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75442 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "RECONFIGURANDO O ENSINO DO HANDEBOL A PARTIR DE JOGOS TRADICIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM BASE NA ADAPTAÇÃO DO PIQUE-BANDEIRA" "resumo" => "O ENSINO DOS ESPORTES TEM SIDO PENSADO COMO UM PROCESSO QUE PODE SE VALER DE JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS (JECS) COM VISTAS A AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS. ESTES JECS SE BALIZAM PELA SIMPLIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A ESTRUTURA E A DINÂMICA DE CADA ESPORTE EM PARTICULAR COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DO ESPAÇO, NÚMERO DE JOGADORES, DIMINUIÇÃO DAS REGRAS, DENTRE OUTROS. ALÉM DESTA DEMARCAÇÃO, OUTRA POSSIBILIDADE, DEFENDIDA POR NÓS, SE RELACIONA À ADAPTAÇÃO DE JOGOS TRADICIONAIS QUE ESTABELEÇAM APROXIMAÇÃO COM O HANDEBOL. NESTE CASO, TRATA-SE DE, PRIMEIRAMENTE, IDENTIFICAR JOGOS QUE TENHAM ALGUMAS SEMELHANÇAS FUNCIONAIS COM O HANDEBOL E, POSTERIORMENTE, REALIZAR ADAPTAÇÕES PARA QUE O MESMO SE TRANSFORME EM UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA QUE A MODALIDADE JÁ CITADA SEJA ENSINADA. SOB ESTA ORIENTAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RELACIONADO AO PROCESSO DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DO JOGO PIQUE-BANDEIRA PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM JOGO ESPORTIVO COLETIVO QUE FAVOREÇA A APRENDIZAGEM DO HANDEBOL POR PARTE DOS ALUNOS. OS ENVOLVIDOS NESSA PROPOSTA FORAM SEIS GRADUANDO, DOIS PÓS-GRADUANDOS E A PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA , TODOS PERTENCENTES À ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ, INICIALMENTE FORAM DEFINIDOS OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAVAM O HANDEBOL, A SABER: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; USO DA BOLA; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA O GOLEIRO. POSTERIORMENTE, FOI REALIZADO UM EXERCÍCIO ANALÍTICO DO JOGO DO PIQUE-BANDEIRA O QUE NOS PERMITIU ENCONTRAR AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS QUE O APROXIMAVAM DO HANDEBOL: PRÁTICA SOCIOMOTRIZ DE COOPERAÇÃO E OPOSIÇÃO; DINÂMICA DE INVASÃO DO ESPAÇO ADVERSÁRIO; ORGANIZAÇÃO DE ATAQUE E DEFESA; ESPAÇO DELIMITADO EXCLUSIVAMENTE PARA A ÁREA DA BANDEIRA. TENDO EM CONTA ESTES ELEMENTOS, A TERCEIRA FASE DESSE PROCESSO FOI A CONSTRUÇÃO DE TRÊS JOGOS QUE APROXIMARAM O PIQUE-BANDEIRA AO JOGO DE HANDEBOL. OS JOGOS QUE EMERGIRAM DESTE PROCESSO FORAM NOMEADOS POR: JOGO DO ARREMESSO DA ESTÁTUA, BOLA DE FOGO E PASSE AO ALVO. COMO CARACTERIZAÇÃO GERAL, TAIS JOGOS EVIDENCIARAM ADAPTAÇÕES QUANTO AO USO DA BOLA; À ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE E DEFESA; À INSERÇÃO DE AÇÕES COMO PASSES E ARREMESSOS AOS ALVOS. DEPREENDEMOS DESSA EXPERIÊNCIA, QUE, NÃO SÓ A VIVÊNCIA DESTES JOGOS PODE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DO HANDEBOL EM SI, MAS TAMBÉM, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, QUE FOI DESDE A ANÁLISE ATÉ A RECONSTRUÇÃO DO JOGO DE PIQUE-BANDEIRA, TEM POTENCIAL PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O ESPORTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - ESPORTE E LAZER" "palavra_chave" => "HANDEBOL, JOGOS TRADICIONAIS, PIQUE-BANDEIRA, PRAXIOLOGIA MOTRIZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA107_ID131_21042021212701.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLE CHIBA GALVÃO" "autor_nome_curto" => "NICOLE" "autor_email" => "nicole.chiba@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }