A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75545 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, ANÁLISE DE PRÁTICA, HABITUS PROFISSIONAL, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID256_09052021000447.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75545 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 165 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETECS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DAS IDADES DO ENSINO NO HABITUS PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS, CONSIDERANDO COMO QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO OS DISPOSITIVOS QUE FUNDAMENTAM A DOCÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, A IDENTIDADE PROFESSIONAL CIRCUNSCRITA NO ÂMBITO DA TEORIA DO HABITUS. O HABITUS DOS PROFESSORES É ESTRUTURADO A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL E EXPERIÊNCIAS MOTORAS QUE TENDEM A INFLUENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ASSIM, OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES NO HABITUS PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETECS. A PESQUISA CIRCUNSCREVE-SE EM TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ETCS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CENTRO PAULA SOUZA), ESPECIFICAMENTE, COM 40 PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, APROFUNDANDO O ESTUDO COM OITO. METODOLOGICAMENTE OPTA-SE PELO ESTUDO DE CASO, ESTUDO DA PARTICULARIDADE E DA COMPLEXIDADE DE UM CASO SINGULAR, BUSCANDO ENTENDER ESSA ATIVIDADE DENTRO DE IMPORTANTES CIRCUNSTÂNCIAS; TENDO COMO TÉCNICAS O RELATO DE EXPERIENCIA E A ANÁLISE DE CONTEÚDO (ENTRE OUTRAS TÉCNICAS). A ESCOLHA DESSA INSTITUIÇÃO OCORRE PELO SEU PIONEIRISMO PROFISSIONAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO E DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORÉM, PARA ESTA EXPOSIÇÃO SE IRÁ APRESENTAR UM ESTUDO PRELIMINAR REALIZADO COM UM DOCENTE (PR-ETEC) EM QUE SE REALIZOU UMA ANÁLISE DA PRÁTICA A PARTIR DE UM PLANO DE AULA, CONSIDERANDO A REFLEXÃO CRÍTICA DESSE PROCESSO EM QUATRO AÇÕES: DESCREVER, INFORMAR, CONFRONTAR E RECONSTRUIR, VISANDO IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE PODEM ENGENDRAR A FORMAÇÃO DESSE HABITUS. NA PRODUÇÃO DOS DADOS, O PR-ETEC RELATOU: (A) DESCREVER - PLANO DE AULA PARA O 3º ANO, 25 ALUNOS, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ADQUIRIDOS DO CONTEÚDO DE ESPORTES COLETIVOS, ESPECIFICAMENTE, VOLEIBOL; NO INÍCIO DA AULA OCORRE A EXPLANAÇÃO TEÓRICO, FUNDAMENTAÇÃO, DO CONTEÚDO SEGUIDO DE QUESTIONAMENTOS SOBRE AS DIFERENTES ETAPAS DO APRENDIZADO DO VOLEIBOL; A SEGUIR ENTRA-SE NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ENVOLVENDO O AQUECIMENTO (EXERCÍCIOS GERAIS E ESPECÍFICOS) E A PARTE PRINCIPAL DA AULA ESPECIFICA AS HABILIDADES MOTORAS, PODENDO SER LÚDICA OU NÃO; CONCLUINDO A AULA COM A PARTE FINAL, MOMENTO EM QUE SE TRABALHA A RECUPERAÇÃO DOS ALUNOS, FEEDBACK E COMENTÁRIOS. NO (B) INFORMAR E (C) CONFRONTAR OBSERVOU-SE COM RELAÇÃO AO HABITUS QUE ELE PODE SER FORMADO PELAS AÇÕES DIDÁTICAS NA FORMA COMO SE ORGANIZAM AS ESTRATÉGIAS DA AULA EM QUADRA (REUNIÃO EM CÍRCULO, TRABALHO EM DUPLA ETC.); HEXIS CORPORAL, NO MODO COMO OS ALUNOS (PROFESSOR) SE EXPRESSAM E POSTURA DO PROFESSOR (OU ALUNO) NAS ATITUDES QUE ASSUME. POR FIM, (D) RECONSTRUIR PODE SER MARCADO PELA REVISÃO DAS ESTRATÉGIAS DE AULA. CONCLUIU-SE NESTE ESTUDO PRELIMINAR QUE O HABITUS PROFISSIONAL DOCENTE TEM COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE SUA DISPOSIÇÃO A AÇÃO DIDÁTICA, A HEXIS CORPORAL E A POSTURA, MERECENDO SER APROFUNDADO COMO CONSTITUINTE DE UMA IDENTIDADE." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, ANÁLISE DE PRÁTICA, HABITUS PROFISSIONAL, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID256_09052021000447.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS - CAMPUS DE RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }