EVIDÊNCIAS CURRICULAR E ORAIS: DOCÊNCIA E ENSINO DAS LUTAS
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75425 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "EVIDÊNCIAS CURRICULAR E ORAIS: DOCÊNCIA E ENSINO DAS LUTAS" "resumo" => "CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SIGNIFICAM REPRESENTAÇÕES INTELECTUAIS ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS, HISTÓRICO-CULTURAIS E SOCIAIS NO QUE DIZ RESPEITO AO MUNDO DO TRABALHO NO CAMPO DAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E SUAS EXIGÊNCIAS EM TERMOS DE FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, CONTEÚDOS, PARA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR. O OBJETIVO FOI ANALISAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL, DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO EM LICENCIATURA, BEM COMO, OUVIR E REGISTRAR RELATOS DE PARTE DO SEU CORPO DOCENTE E DISCENTE NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, AO CONSIDERARMOS O CONJUNTO DE DISCIPLINAS DOS FENÔMENOS ESPORTIVOS, NOS INTERESSAMOS POR INVESTIGAR A PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA O ENSINO DAS LUTAS NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FORMAL. COMO HIPÓTESE TEM-SE OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DESENVOLVIDOS POR INTERMÉDIO DE VIVÊNCIAS CORPORAIS PRÓPRIAS DO ESPORTE, JOGOS E RECREAÇÃO E NÃO DE MODO TEMÁTICO-INTERDISCIPLINAR ABORDADOS NO PROCESSO DA DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM ESTUDANTIL. A REVISÃO DE LITERATURA E DOCUMENTAL ABORDAM TEORIA CURRICULAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O ENSINO ESCOLAR DE APRENDIZAGEM DAS LUTAS E O PPP DO CURSO ORA EM ANÁLISE. TRATA-SE DE PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, O MÉTODO É HISTÓRIA ORAL E A TÉCNICA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO REALIZADA COM 04 DOCENTES E 18 ESTUDANTES, DE FORMA REMOTA SÍNCRONA POR MEIO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA. FUNDAMENTADOS NO MÉTODO ANÁLISE DE CONTEÚDO PROCEDEMOS AS ETAPAS DE PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RELATOS ORAIS, DISCUTIDOS À LUZ DO PPP E REVISÃO DA LITERATURA, CONFORME OS EIXOS: I. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS; II. CONCEPÇÃO DE CONTEÚDO; III. CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM; IV. SIMETRIA INVERTIDA; V. CONHECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS DAS DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA; VI. A PRÁTICA COMO EIXO CENTRAL; VII. PESQUISA E ATITUDE INVESTIGATIVA; VIII. CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO. CONSTATAMOS: A) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMO NÚCLEO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR; B) RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MERCADO NO SUBCAMPO ENSINO ESCOLAR DAS LUTAS; C) MÉTODO EXPOSITIVO DE AULA COM FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA ESPORTIVA DE TÉCNICAS CORPORAIS, DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, AUSÊNCIA DE VIVÊNCIAS DIDÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS A PRÁTICA PROFISSIONAL E PROCESSOS AVALIATIVOS QUE INCLUEM ASPECTOS INFORMAIS E FORMAIS, CONCRETIZADOS EM OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA/ ASSISTEMÁTICA. CONCLUÍMOS QUE O PPP VALORIZA A DOCÊNCIA E O CORPO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES AO ENSINO ESCOLAR DE LUTAS. NO ENTANTO, URGE RENOVAÇÃO CURRICULAR NO QUE DIZ RESPEITO À METODOLOGIA DE ENSINO EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERVENÇÃO ESCOLAR, LUTAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID38_12042021204626.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE GIMENES MOYANO" "autor_nome_curto" => "MOYANO" "autor_email" => "felipe.moyano@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - CAMPUS DE BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75425 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "EVIDÊNCIAS CURRICULAR E ORAIS: DOCÊNCIA E ENSINO DAS LUTAS" "resumo" => "CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SIGNIFICAM REPRESENTAÇÕES INTELECTUAIS ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS, HISTÓRICO-CULTURAIS E SOCIAIS NO QUE DIZ RESPEITO AO MUNDO DO TRABALHO NO CAMPO DAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E SUAS EXIGÊNCIAS EM TERMOS DE FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, CONTEÚDOS, PARA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR. O OBJETIVO FOI ANALISAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL, DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO EM LICENCIATURA, BEM COMO, OUVIR E REGISTRAR RELATOS DE PARTE DO SEU CORPO DOCENTE E DISCENTE NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, AO CONSIDERARMOS O CONJUNTO DE DISCIPLINAS DOS FENÔMENOS ESPORTIVOS, NOS INTERESSAMOS POR INVESTIGAR A PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA O ENSINO DAS LUTAS NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FORMAL. COMO HIPÓTESE TEM-SE OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DESENVOLVIDOS POR INTERMÉDIO DE VIVÊNCIAS CORPORAIS PRÓPRIAS DO ESPORTE, JOGOS E RECREAÇÃO E NÃO DE MODO TEMÁTICO-INTERDISCIPLINAR ABORDADOS NO PROCESSO DA DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM ESTUDANTIL. A REVISÃO DE LITERATURA E DOCUMENTAL ABORDAM TEORIA CURRICULAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O ENSINO ESCOLAR DE APRENDIZAGEM DAS LUTAS E O PPP DO CURSO ORA EM ANÁLISE. TRATA-SE DE PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, O MÉTODO É HISTÓRIA ORAL E A TÉCNICA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO REALIZADA COM 04 DOCENTES E 18 ESTUDANTES, DE FORMA REMOTA SÍNCRONA POR MEIO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA. FUNDAMENTADOS NO MÉTODO ANÁLISE DE CONTEÚDO PROCEDEMOS AS ETAPAS DE PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RELATOS ORAIS, DISCUTIDOS À LUZ DO PPP E REVISÃO DA LITERATURA, CONFORME OS EIXOS: I. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS; II. CONCEPÇÃO DE CONTEÚDO; III. CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM; IV. SIMETRIA INVERTIDA; V. CONHECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS DAS DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA; VI. A PRÁTICA COMO EIXO CENTRAL; VII. PESQUISA E ATITUDE INVESTIGATIVA; VIII. CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO. CONSTATAMOS: A) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMO NÚCLEO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR; B) RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MERCADO NO SUBCAMPO ENSINO ESCOLAR DAS LUTAS; C) MÉTODO EXPOSITIVO DE AULA COM FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA ESPORTIVA DE TÉCNICAS CORPORAIS, DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, AUSÊNCIA DE VIVÊNCIAS DIDÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS A PRÁTICA PROFISSIONAL E PROCESSOS AVALIATIVOS QUE INCLUEM ASPECTOS INFORMAIS E FORMAIS, CONCRETIZADOS EM OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA/ ASSISTEMÁTICA. CONCLUÍMOS QUE O PPP VALORIZA A DOCÊNCIA E O CORPO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES AO ENSINO ESCOLAR DE LUTAS. NO ENTANTO, URGE RENOVAÇÃO CURRICULAR NO QUE DIZ RESPEITO À METODOLOGIA DE ENSINO EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERVENÇÃO ESCOLAR, LUTAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA106_ID38_12042021204626.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE GIMENES MOYANO" "autor_nome_curto" => "MOYANO" "autor_email" => "felipe.moyano@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - CAMPUS DE BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }