CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75428 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "resumo" => "NESTE TRABALHO, BUSCA-SE COMPARTILHAR OS RESULTADOS FINAIS DE UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA QUE PRETENDEU REFLETIR SOBRE MOVIMENTOS DESENCADEADOS NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DA VIVÊNCIA COM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA GRADE CURRICULAR BÁSICA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UM ENTENDIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO, ALINHADO COM OS ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DE MODO A OBSERVA-LA COMO “TREINO DE SI SOBRE SI MESMO”. DESTA MANEIRA CONSIDEROU-SE POSSÍVEIS CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E A FORMAÇÃO, ENTENDIDA COMO CONDUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ISTO É, COMO ELABORAÇÃO/LAPIDAÇÃO DE SI. O DESENHO DA PESQUISA CONSIDEROU TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO DE 2013 A 2016, NA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO “PRÁTICAS CORPORAIS E AUTOCONHECIMENTO” (PCA), DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNESP, CAMPUS RIO CLARO. NA DIMENSÃO DOS PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE RESPALDO NA PESQUISA-INTERVENÇÃO, PARA ALIMENTAR UMA DISCUSSÃO INTENSAMENTE COMPROMETIDA COM A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. DIÁRIOS DOS ALUNOS E DO PROFESSOR FORAM UTILIZADOS COMO MATERIAL DE PESQUISA (PÓS-CONSENTIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES). PARA AS ANÁLISES, PARTIU-SE DE UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE RELACIONAMENTO CORPORAL, EM LABAN, DE MODO A FOCAR NAS RESSONÂNCIAS (CONFLUÊNCIAS) LINGUÍSTICAS QUE ESSAS PRÁTICAS SUSCITAM NO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO. OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS TRAZ À CENA ACADÊMICA UM DOMÍNIO TECNOLÓGICO IRREDUTÍVEL E PRIMORDIAL, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS SERVEM-SE DE SEUS CORPOS, PARA LAPIDAR SEUS MODOS DE SER E AGIR NO MUNDO. DESSA LAPIDAÇÃO DE SI, SE ENGENDRA UMA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, QUE APONTA PARA O CORPO E AS RELAÇÕES, SEM AS QUAIS OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO" "palavra_chave" => "SOMÁTICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PRÁTICAS CORPORAIS, AUTOCONHECIMENTO, SUBJETIVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA110_ID7_16042021104341.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO SOARES ALVES" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO SOARES" "autor_email" => "flavio_alves@rc.unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75428 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 7 "titulo" => "CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA." "resumo" => "NESTE TRABALHO, BUSCA-SE COMPARTILHAR OS RESULTADOS FINAIS DE UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA QUE PRETENDEU REFLETIR SOBRE MOVIMENTOS DESENCADEADOS NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS, DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DA VIVÊNCIA COM PRÁTICAS SOMÁTICAS NA GRADE CURRICULAR BÁSICA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UM ENTENDIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO, ALINHADO COM OS ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DE MODO A OBSERVA-LA COMO “TREINO DE SI SOBRE SI MESMO”. DESTA MANEIRA CONSIDEROU-SE POSSÍVEIS CONFLUÊNCIAS ENTRE PRÁTICAS SOMÁTICAS E A FORMAÇÃO, ENTENDIDA COMO CONDUÇÃO ÉTICA E ESTÉTICA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, ISTO É, COMO ELABORAÇÃO/LAPIDAÇÃO DE SI. O DESENHO DA PESQUISA CONSIDEROU TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO DE 2013 A 2016, NA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO “PRÁTICAS CORPORAIS E AUTOCONHECIMENTO” (PCA), DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNESP, CAMPUS RIO CLARO. NA DIMENSÃO DOS PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE RESPALDO NA PESQUISA-INTERVENÇÃO, PARA ALIMENTAR UMA DISCUSSÃO INTENSAMENTE COMPROMETIDA COM A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. DIÁRIOS DOS ALUNOS E DO PROFESSOR FORAM UTILIZADOS COMO MATERIAL DE PESQUISA (PÓS-CONSENTIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES). PARA AS ANÁLISES, PARTIU-SE DE UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE RELACIONAMENTO CORPORAL, EM LABAN, DE MODO A FOCAR NAS RESSONÂNCIAS (CONFLUÊNCIAS) LINGUÍSTICAS QUE ESSAS PRÁTICAS SUSCITAM NO EXERCÍCIO DO PENSAMENTO. OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA EM PRÁTICAS SOMÁTICAS TRAZ À CENA ACADÊMICA UM DOMÍNIO TECNOLÓGICO IRREDUTÍVEL E PRIMORDIAL, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS SERVEM-SE DE SEUS CORPOS, PARA LAPIDAR SEUS MODOS DE SER E AGIR NO MUNDO. DESSA LAPIDAÇÃO DE SI, SE ENGENDRA UMA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO, QUE APONTA PARA O CORPO E AS RELAÇÕES, SEM AS QUAIS OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NA ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 10 - ABORDAGENS FILOSÓFICAS E SOCIOCULTURAIS DO CORPO" "palavra_chave" => "SOMÁTICA, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PRÁTICAS CORPORAIS, AUTOCONHECIMENTO, SUBJETIVAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA110_ID7_16042021104341.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO SOARES ALVES" "autor_nome_curto" => "FLÁVIO SOARES" "autor_email" => "flavio_alves@rc.unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }