TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75526 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A ESCOLHA PROFISSIONAL, DE UM CURSO SUPERIOR, PARA ALUNOS QUE TERMINARAM O ENSINO MÉDIO, É CONSIDERADA UM MOMENTO DE MUITAS DÚVIDAS E DE DIFÍCIL DECISÃO. DIANTE DISSO, O QUE MOTIVA A ESCOLHA DO CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA? CONSIDERANDO ESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO, RECORTE DE UMA PARTE DA TESE DE DOUTORADO QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, É CONHECER A TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. PARA RESPONDER AO PROBLEMA INVESTIGADO, ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, DELINEADA PELA ANÁLISE TEMÁTICA, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS. FORAM ENTREVISTADOS CINCO PROFESSORES E CINCO PROFESSORAS QUE ATUAM EM INSTITUTOS FEDERAIS. APESAR DE SE TRATAR DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES, OS RESULTADOS APONTAM QUE AS MOTIVAÇÕES QUE OS (AS) FIZERAM ESCOLHER O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTAVAM RELACIONADAS COM AS EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS ESPORTIVAS (2), DE LUTAS (3), DE DANÇAS (2) E PELO INTERESSE NA ÁREA DA SAÚDE (4). A ESCOLHA INICIAL FOI MOTIVADA PELA POSSIBILIDADE DE ATUAR COMO BACHAREL. NENHUM DOS PARTICIPANTES PLANEJOU A ESCOLHA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CARREIRA DOCENTE E, A MAIORIA, NÃO TINHA CONHECIMENTO SOBRE A DISTINÇÃO DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO ENTRE LICENCIADO E/OU BACHAREL. FOI DURANTE A GRADUAÇÃO QUE HOUVE ESSA COMPREENSÃO. OS DETERMINANTES QUE LEVARAM OS PARTICIPANTES A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE RELACIONAM-SE COM A PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. ENQUANTO CAMPO DE ATUAÇÃO, O INTERESSE ESTAVA DIRECIONADO A SEGUIR A CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR (7) E CARREIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (3). EMBORA O CONHECIMENTO SOBRE O CAMPO DE ATUAÇÃO E DE QUE FORMA A CARREIRA PODERIA SER ESTRUTURADA TENHA ACONTECIDO EM AMBIENTES FORMAIS, OS PARTICIPANTES MENCIONARAM QUE A COMPREENSÃO ACONTECEU POR MEIO DE OBSERVAÇÕES PESSOAIS SOBRE A CARREIRA ACADÊMICA, CONVERSAS INFORMAIS QUE ACONTECERAM COM OS PROFESSORES ORIENTADORES E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS CONTEXTOS DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. PORTANTO, CONHECER A TRAJETÓRIA DA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DAS ESCOLHAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E REFORMULAÇÕES CURRICULARES. CONSIDERANDO QUE A GRADUAÇÃO É PENSADA NO PERFIL DE FORMAÇÃO ESPERADA, ESPAÇO INICIAL DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL, É FUNDAMENTAL QUE HAJA REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE A CARREIRA DOCENTE DE FORMA AMPLA E VERTICALIZADA, PARA ALÉM DAS QUESTÕES TÉCNICO-BUROCRÁTICAS. UMA PROPOSTA, CONTRÁRIA A ESCOLHA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR OU DE OUTROS MEIOS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, SERIA APRESENTAR A ESTRUTURAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE E/OU CARREIRA NA ÁREA DO BACHAREL NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM POSSIBILIDADES DE ESCOLHA DO FUTURO PROFISSIONAL PELO CAMINHO E TRAJETÓRIA A SEREM PERCORRIDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA, PROFISSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID370_08052021181939.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_email" => "hfp.nunes@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75526 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A ESCOLHA PROFISSIONAL, DE UM CURSO SUPERIOR, PARA ALUNOS QUE TERMINARAM O ENSINO MÉDIO, É CONSIDERADA UM MOMENTO DE MUITAS DÚVIDAS E DE DIFÍCIL DECISÃO. DIANTE DISSO, O QUE MOTIVA A ESCOLHA DO CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA? CONSIDERANDO ESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO, RECORTE DE UMA PARTE DA TESE DE DOUTORADO QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, É CONHECER A TRAJETÓRIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. PARA RESPONDER AO PROBLEMA INVESTIGADO, ADOTOU-SE A PESQUISA QUALITATIVA, DELINEADA PELA ANÁLISE TEMÁTICA, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS. FORAM ENTREVISTADOS CINCO PROFESSORES E CINCO PROFESSORAS QUE ATUAM EM INSTITUTOS FEDERAIS. APESAR DE SE TRATAR DE INFORMAÇÕES PRELIMINARES, OS RESULTADOS APONTAM QUE AS MOTIVAÇÕES QUE OS (AS) FIZERAM ESCOLHER O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTAVAM RELACIONADAS COM AS EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS ESPORTIVAS (2), DE LUTAS (3), DE DANÇAS (2) E PELO INTERESSE NA ÁREA DA SAÚDE (4). A ESCOLHA INICIAL FOI MOTIVADA PELA POSSIBILIDADE DE ATUAR COMO BACHAREL. NENHUM DOS PARTICIPANTES PLANEJOU A ESCOLHA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CARREIRA DOCENTE E, A MAIORIA, NÃO TINHA CONHECIMENTO SOBRE A DISTINÇÃO DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO ENTRE LICENCIADO E/OU BACHAREL. FOI DURANTE A GRADUAÇÃO QUE HOUVE ESSA COMPREENSÃO. OS DETERMINANTES QUE LEVARAM OS PARTICIPANTES A OPTAREM PELA CARREIRA DOCENTE RELACIONAM-SE COM A PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. ENQUANTO CAMPO DE ATUAÇÃO, O INTERESSE ESTAVA DIRECIONADO A SEGUIR A CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR (7) E CARREIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (3). EMBORA O CONHECIMENTO SOBRE O CAMPO DE ATUAÇÃO E DE QUE FORMA A CARREIRA PODERIA SER ESTRUTURADA TENHA ACONTECIDO EM AMBIENTES FORMAIS, OS PARTICIPANTES MENCIONARAM QUE A COMPREENSÃO ACONTECEU POR MEIO DE OBSERVAÇÕES PESSOAIS SOBRE A CARREIRA ACADÊMICA, CONVERSAS INFORMAIS QUE ACONTECERAM COM OS PROFESSORES ORIENTADORES E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS CONTEXTOS DOS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. PORTANTO, CONHECER A TRAJETÓRIA DA CARREIRA DOCENTE DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DAS ESCOLHAS, CAMINHOS PERCORRIDOS E REFORMULAÇÕES CURRICULARES. CONSIDERANDO QUE A GRADUAÇÃO É PENSADA NO PERFIL DE FORMAÇÃO ESPERADA, ESPAÇO INICIAL DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL, É FUNDAMENTAL QUE HAJA REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE A CARREIRA DOCENTE DE FORMA AMPLA E VERTICALIZADA, PARA ALÉM DAS QUESTÕES TÉCNICO-BUROCRÁTICAS. UMA PROPOSTA, CONTRÁRIA A ESCOLHA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR OU DE OUTROS MEIOS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, SERIA APRESENTAR A ESTRUTURAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE E/OU CARREIRA NA ÁREA DO BACHAREL NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO COM POSSIBILIDADES DE ESCOLHA DO FUTURO PROFISSIONAL PELO CAMINHO E TRAJETÓRIA A SEREM PERCORRIDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GRADUAÇÃO, LICENCIATURA, PROFISSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD4_SA106_ID370_08052021181939.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_nome_curto" => "HUDSON FABRICIUS PERES NUNES" "autor_email" => "hfp.nunes@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }