O PROCESSO EDUCATIVO, FOI UM DOS CAMPOS QUE SOFREU REMODELAÇÕES DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. ESSAS TRANSFORMAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS MIDIATICAMENTE POR DIVERSOS MEIOS, SENDO UM DELES A PROPAGANDA NO ENEM 2020. COM BASE EM TAIS PRESSUPOSTOS, BUSCAMOS NESTE ESTUDO COMPREENDER O MODO COMO OS ESTUDANTES ENTENDEM AS REPRESENTAÇÕES VEICULADOS PELO MEC POR MEIO DA PROPAGANDA DO ENEM 2020, UMA VEZ QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, MEDIANTE AS CONSTRUÇÕES VERBAIS E IMAGÉTICAS, FUNCIONAM COMO UMA FORMA DE RECONHECIMENTO, DE PERTENCIMENTO SOCIAL E ACEITAÇÃO (JODELET, 2001) QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE SOCIAL QUE ABRANGE UM DETERMINADO GRUPO. ASSIM, COLABORAM NÃO SÓ PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS SOBRE SI MESMOS COMO TAMBÉM PARA A DE OUTROS GRUPOS SOCIAIS (MORAES, 1997). VISAMOS FOMENTAR AS DISCUSSÕES ACERCA DA JUVENTUDE E DESSES NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL. INICIALMENTE, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A CAMPANHA. DE MODO GERAL, PODEMOS OBSERVAR QUE A PROPAGANDA É CONSTRUÍDA SOBRE A IDEIA DO ISOLAMENTO SOCIAL E DESSA NOVA ORGANIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE ENSINO, REPRESENTANDO JOVENS QUE POSSUEM TODO UM APARATO QUE FACILITARIA A ADEQUAÇÃO PARA PASSAR POR ESTE PERÍODO PANDÊMICO E DE ESTUDOS REMOTOS, ALÉM DE REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO EXAME PARA SUA FORMAÇÃO(NASCIMENTO, 2006; ROCHA; FERREIRA, 2017). TOMANDO COMO BASE AS REPRESENTAÇÕES DIFUNDIDAS, BUSCAMOS, ENTÃO, COMPREENDER COMO OS JOVENS PERCEBEM AS REPRESENTAÇÕES QUE FORAM CRIADAS. DEVIDO AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA, OPTAMOS POR REALIZAR A PROCURA DOS COMENTÁRIOS NO TWITTER. ENTÃO, REALIZAMOS UMA BUSCA AS PALAVRAS-CHAVE “PROPAGANDA ENEM”, O POST SELECIONADO FOI APRESENTADO COMO UM DOS QUE MAIS TIVERAM INTERAÇÃO ENTRE OS QUE ENCONTRAMOS. POR MEIO DA ETNOGRAFIA VIRTUAL, FOI POSSÍVEL AFIRMAR QUE O AUTOR DO TWEET REUNI EM SEU PERFIL CONTEÚDOS DIRECIONADOS AO ENEM, COLABORANDO PARA A PRESENÇA DE JOVENS ESTUDANTES EM SEU PERFIL. CONTUDO, PARTIMOS PARA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS COMENTÁRIOS DO TWEET. TIVEMOS ACESSO A 1.023 TWEETS, DESTES, GRANDE PARTE REFORÇA O MODO COMO OS ESTUDANTES FORAM CONSTRUÍDOS NA PROPAGANDA, APONTANDO QUE AS REALIDADES ALI RETRATADAS NÃO REPRESENTAM A REAL SITUAÇÃO VIVENCIADA PELO GRUPO DURANTE A PANDEMIA, MUITOS TOMAM COMO PONTO DE PARTIDA SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES OU CONHECIMENTOS DE MUNDO ACERCA DAS REALIDADES SOCIAIS QUE DESTOAM DA SUA. ALÉM DESSES, HOUVERAM COMENTÁRIOS QUE REFORÇARAM O CARÁTER MERITOCRÁTICO QUE ATRIBUÍRAM A PROVA, COLOCANDO A RESPONSABILIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES SOBRE ELES MESMOS. AO FIM DESTE TRABALHO, PODEMOS CONCLUIR QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE NOS DEDIQUEMOS AO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES QUE SÃO VEICULADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS QUE ELAS EXERCEM SOBRE OS INDIVÍDUOS E SUAS PERCEPÇÕES DE MUNDO. JÁ NO QUE TANGE A PROPAGANDA DO ENEM 2020, COM BASE NO QUE FOI ANALISADO, FICOU EVIDENTE QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES RECONHECEM QUE AS CONSTRUÇÕES FEITAS PELO MEC NÃO OS REPRESENTAM E APENAS REFORÇAM A CONSTRUÇÃO DE UMA IDEIA HEGEMÔNICA DE JUVENTUDE E DO ACESSO AS TECNOLOGIAS (ARGOLLO; ALMEIDA; OLIVEIRA, 2019). CONTUDO, AO NÃO SE VIREM COMO MEMBROS DO GRUPO REPRESENTADO, OS JOVENS NÃO ACEITAM DE MANEIRA PASSIVA O DISCURSO DIFUNDIDO NA PROPAGANDA E PODEM NÃO SE SENTIR MOTIVADAS A PRESTAR O ENEM.