O PRESENTE TRABALHO É DESDOBRAMENTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DENOMINADO “OS PARCEIROS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA” DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DO NATAL/RN. TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A REALIDADE DO ENSINO REMOTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DISCENTE NESSE MOMENTO DE CRISE PANDÊMICA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. NESSES TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA, QUANDO A FRAGILIDADE ASSOLA O MUNDO E O BRASIL, FOI NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ADOTASSEM NOVAS MODALIDADES DE SOCIALIZAÇÃO PARA QUE A APRENDIZAGEM CONTINUASSE E O PROCESSO FORMATIVO NÃO CESSASSE. COM EFEITO, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE AO “NOVO NORMAL”. NÃO SEM RAZÃO, O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS GANHOU DESTAQUE AO PERMITIR UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CAPAZ DE CONECTAR E ASSISTIR UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS VIRTUALMENTE CONECTADOS QUE, NOTADAMENTE, NÃO INTERAGEM NAS AULAS, AO MENOS NA REALIDADE ANALISADA. NESSA PERSPECTIVA, TRAZ-SE PARA O CENTRO DA INVESTIGAÇÃO O DISCENTE, POIS SE COMPREENDE QUE ESSE ATOR SOCIAL É FUNDAMENTAL PARA A MANUTENÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. LOGO, A SUA REALIDADE PRECISA SER PONDERADA QUANDO SE VIVE UM CONTEXTO ATÍPICO DA APRENDIZAGEM PARA ENTENDER SE O ENSINO REMOTO, DE FATO, É CAPAZ DE GARANTIR A EFETIVIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA, QUANDO SUAS FAMÍLIAS ESTÃO SOFRENDO UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESSA PERSPECTIVA, PRETENDE-SE RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS OS MAIORES OBSTÁCULOS APRESENTADOS PELOS DISCENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MODALIDADE REMOTA? PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE AS AULAS ALIGEIRADAS E, ALGUMAS VEZES TECNICAMENTE COMPROMETIDA DEVIDO PERDA DE CONEXÃO, SOMADA A UM CONJUNTO DE CARÊNCIAS QUE AFLIGEM AS FAMÍLIAS DO ALUNADO TÊM PREJUDICADO A PARTICIPAÇÃO DISCENTE E, COMO DESDOBRAMENTO, A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. A PESQUISA SE VALE DE UM ESTUDO DE CASO E ESTÁ EM FASE DE DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY NO ANO EM CURSO. METODOLOGICAMENTE, ESTÁ SE FAZENDO USO DO RECURSO DOS ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS EM QUE SE UTILIZA NOÇÕES SOBRE O TRATO DO PESQUISADO ENQUANTO AGENTE ATUANTE EM UM MUNDO QUE SE MOVE. DESTA FORMA, É POSSÍVEL OBSERVAR A DINÂMICA EXISTENTE ENTRE OS ESTUDANTES E A REALIDADE DA SALA DE AULA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. OS DADOS PRIMÁRIOS ESTÃO SENDO COLETADOS POR ESTUDOS ETNOGRÁFICOS E POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA NOS ENCONTROS VIRTUAIS NAS AULAS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. ACOMPANHAM-SE DUAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO, UMA DO PRIMEIRO ANO E UMA DO SEGUNDO ANO. OS DADOS SECUNDÁRIOS SE SUSTENTAM EM REFERÊNCIAS COMO FREIRE (1986), MORIN (2008), ALVEZ; SOUZA, (1999); JORGE, (2016) ENTRE OUTROS. INFERE-SE, NESSA PRIMEIRA FASE DE LEVANTAMENTO, QUE É PRECISO CRIAR NOVOS ARRANJOS DE ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO A REALIDADE DOS DISCENTES – NUMA TENTATIVA DE MINIMIZAR AS DESIGUALDADES DA APRENDIZAGEM E A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DELES. TALVEZ, O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE ACIONE O PROTAGONISMO DOS ALUNOS, POSSAM GARANTIR UMA MELHOR PARTICIPAÇÃO DELES E FACILITAR O ENSINO MODALIDADE REMOTA. SE O ENSINO REMOTO É O POSSÍVEL HOJE, ELE DEMANDA REFLEXÕES E DISCUSSÕES APROFUNDADAS PARA QUE AO FIM FAÇA DIFERENÇA QUALITATIVA NA APRENDIZAGEM DO ALUNADO.