A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO É UMA IDEIA JÁ CONSOLIDADA NOS MEIOS ACADÊMICOS E ESCOLARES. SUA RELEVÂNCIA RESIDE NA SUA ESPECIFICIDADE FRENTE ÀS OUTRAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM ESSA ETAPA DO ENSINO BÁSICO: EMBASADA NOS PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS DO ESTRANHAMENTO E DA DESNATURALIZAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS (MORAES E GUIMARÃES, 2010), A SOCIOLOGIA, MAIS DO QUE DESVELAR OS PROBLEMAS SOCIAIS OU APRESENTAR CONCEITOS E TEORIAS, TEM POR PAPEL CONSTRUIR NOS ALUNOS UMA NOVA FORMA DE COGNIÇÃO, ONDE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SEJAM COMPREENDIDAS SOB A ÓTICA DE QUE ELAS MESMAS SÃO PRODUTOS DA SOCIEDADE (SARANDY, 2001). NESSA PERSPECTIVA, A PRÁTICA DA PESQUISA EM SALA DE AULA SE FAZ FUNDAMENTAL. A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA É UMA DAS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DO SÉCULO XXI, SENDO HOJE O MAIOR DESAFIO NÃO MAIS APENAS TRANSMITIR SABERES, MAS PRODUZI-LOS (DEMO, 2010). NO CASO DA SOCIOLOGIA, A PESQUISA SE FAZ AINDA MAIS NECESSÁRIA, POIS A CRIAÇÃO DO HÁBITO INTELECTUAL INTRÍNSECO A ESSA DISCIPLINA SOMENTE PODE ACONTECER PELO ESTUDO DE CASOS, DE EXEMPLOS E DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS JOVENS EM INCURSÕES EMPÍRICAS (LAHIRE, 2014). NESSE CONTEXTO, UMA PERGUNTA SURGE: COMO ESTÁ SENDO PRATICADA A PESQUISA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É OFERECER UMA TENTATIVA DE RESPOSTA A ESSA QUESTÃO TOMANDO COMO PONTO DE VISTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA ADOÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA TANTO FORAM UTILIZADOS OS DADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA PELOS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRGS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA “SEMINÁRIOS INTEGRADORES I: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE”, NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. FORAM ENTREVISTADOS 24 ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO, TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE PRIVADAS, E O INTUITO DA ENQUETE ERA CAPTAR A IMPRESSÃO GERAL DESSES ALUNOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA A PARTIR DE VÁRIAS PERGUNTAS, TANTO FECHADAS QUANTO ABERTAS. PARA O PRESENTE TRABALHO, FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS OBTIDAS PARA A PERGUNTA “NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VOCÊ LEMBRA DE TER SIDO ESTIMULADO A REALIZAR PESQUISAS? SE SIM, DE QUE TIPO ERAM ESSAS PESQUISAS?” OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRARAM QUE, EMBORA MAIS DA METADE (62%) DOS ALUNOS CONSULTADOS TENHAM RELATADO EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA, APENAS UM DELES (4%) DESCREVEU UMA AUTÊNTICA INICIAÇÃO NA ATIVIDADE CIENTÍFICA; O RESTANTE ENTENDIA POR PESQUISA AQUELES TRABALHOS EXTRACLASSE QUE IMPLICAM ALGUMA CONSULTA EM FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU NA INTERNET. ESSES ACHADOS SUGEREM DUAS CONCLUSÕES DISTINTAS, PORÉM ESTREITAMENTE RELACIONADAS: 1) A PESQUISA EM SOCIOLOGIA AINDA NÃO É AMPLAMENTE UTILIZADA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO; E 2) POR ESSE MOTIVO, A MAIORIA ESMAGADORA DOS JOVENS NÃO POSSUI UMA IDEIA DESENVOLVIDA DO QUE VENHA A SER A PRÁTICA CIENTÍFICA RIGOROSA, CONFUNDINDO-A, POR VEZES, COM UM MERO “TEMA DE CASA”. ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA ORIUNDAS DE UM UNIVERSO PEQUENO DE ESTUDANTES, SÃO IMPORTANTES NA MEDIDA EM QUE SUSCITAM A REFLEXÃO SOBRE UMA POSSÍVEL REALIDADE EM TORNO DA ADOÇÃO DO RECURSO DA PESQUISA NAS SALAS DE AULA DE SOCIOLOGIA E O QUANTO A MESMA, APARENTEMENTE, ESTÁ DISTANTE DO IDEAL PRECONIZADO PELA TEORIA.