COSTA, Fabricio Rocha. . Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75758>. Acesso em: 24/11/2024 23:30
ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019 E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE 2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA.