O RAP ENQUANTO ARTE APRESENTA UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS E IDEIAS ASSOCIADOS À INFRAESTRUTURA DA SOCIEDADE, ENTÃO O QUE O SUJEITO FAZ COM O RAP E A FORMA QUE APROVEITA DISSO IRÁ DEPENDER MUITO DO SISTEMA SOCIAL AO QUAL ELE ESTÁ, ALÉM DISSO, ENQUANTO ELEMENTO CULTURAL O RAP PARTE DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO QUE RESULTA NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE ENTRE OS SEUS OUVINTES, ESPECIALMENTE OS JOVENS. PORTANTO, AO COMPREENDERMOS O RAP ENQUANTO FORMAÇÃO DE IDENTIDADES E SOCIALIZAÇÃO JUVENIL DEVE-SE PENSAR EM COMO ESSE GÊNERO MUSICAL PODE CONTRIBUIR COM ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, VISTO QUE, COMO CULTURA PERIFÉRICA O RAP FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, EXPRESSANDO EM SUAS LETRAS DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA COMO A VIDA NA PERIFERIA URBANA SE DÁ À MEDIDA QUE O JOVEM É COLOCADO EM UMA ZONA DE EXÍLIO NA PERIFERIA (MILTON SANTOS, 1990). DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER O RAP ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O OBJETIVO DA DISCIPLINA DE “CONSTRUIR INSTRUMENTOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DA VIDA COTIDIANA, AMPLIANDO A “VISÃO DE MUNDO” E O “HORIZONTE DE EXPECTATIVAS” NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM OS VÁRIOS GRUPOS SOCIAIS” (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO – PCNEM), ANALISANDO EXPERIÊNCIAS REALIZADAS E TRABALHOS JÁ EXISTENTES, FOI ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO REALIZADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS NA ÁREA DE CULTURA E EDUCAÇÃO, ANÁLISES DE ATIVIDADES APLICADAS NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE LOCALIZADA NA PERIFERIA DE MARINGÁ, E POR FIM, FOI ATRIBUÍDO AO RAP UM CARÁTER DE RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. O TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ADAILE MARIA LEITE, REALIZADO POR DANIARA THOMAZ, UTILIZOU A BATALHA DE RIMA COMO UMA FORMA AVALIATIVA LIGADA AOS MATERIAIS TRABALHADOS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA. NESSA EXPERIÊNCIA, FOI OBSERVADO QUE A ATIVIDADE FOI BEM RECEPCIONADA PELOS ALUNOS E PERMITIU QUE OS ESTUDANTES UTILIZASSEM SUA PRÓPRIA VIVÊNCIA PARA ENTRAREM EM CONTATO COM A TEMÁTICA, SENDO ALGO ESSENCIAL NO PROCESSO E APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA. DESTA FORMA, É EVIDENCIADA A EFETIVAÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA NÃO TRADICIONAL, INDO ALÉM DA INSTAURAÇÃO DE CONTROLE E FORMANDO OS ALUNOS PARA SEREM SUJEITOS CRÍTICOS. UTILIZAR O RAP COMO RECURSO DIDÁTICO, A PARTIR DE UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA, TEM MUITO COM O QUE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, FAZENDO OS JOVENS REFLETIR SOBRE SUAS VIDAS, CRIME, POLÍTICA, LEITURA DO MUNDO E ENTRE OUTROS TEMAS PERTINENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA. SE PARA O RAP A EDUCAÇÃO É CHAVE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, POLÍTICO-ECONÔMICA, ENTÃO PARA A EDUCAÇÃO O RAP É UMA FORMA DE AUXILIAR OS ESTUDANTES A ASSIMILAREM SEUS CONHECIMENTOS E DESENVOLVEREM CAPACIDADES QUE LHES PERMITAM COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEM.