O TEMA DESTE ESTUDO É AS FIGURAÇÕES CORPORAIS E SUA ABORDAGEM COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E DE CONFIGURAÇÃO DE UMA NOVA VANGUARDA CULTURAL NA OBRA DE TORQUATO NETO. SEU OBJETIVO PRINCIPAL É ANALISAR O CONJUNTO DE FIGURAÇÕES CORPORAIS QUE CONFIGURAM E QUE JUSTIFICAM A IMPORTÂNCIA DE TORQUATO NETO PARA A LITERATURA BRASILEIRA. NO CUMPRIMENTO DESSE OBJETIVO ELABORAM CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSIÇÃO ENTRE O MODERNISMO RACIONALISTA AO MODERNISMO DOS ANOS SETENTA, SITUANDO ASSIM AS INFLUÊNCIAS QUE CONFORMARAM A LITERATURA DE TORQUATO NETO. A PARTIR DESSA ANÁLISE, COMENTA A OBRA “OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA (DO LADO DE DENTRO)”, APROXIMANDO OS ELEMENTOS ANTERIORES AOS ESCRITOS DO POETA PIAUIENSE. POSTERIORMENTE, TRATA DAS FUNÇÕES DO CORPO DESCRITAS ATRAVÉS DA PALAVRA E A DEFINIÇÃO DO CORPO VAMPIRO COMO FIGURATIVO DE TORQUATO NETO. ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, CONCLUI QUE TORQUATO NETO ATRIBUIU À CULTURA BRASILEIRA DOS ANOS SETENTA UMA CONTINUIDADE QUE RESSIGNIFICOU AS FIGURAÇÕES DE UM CORPO EM MOVIMENTO, LIVRE APESAR DA REPRESSÃO, CONTESTADOR E INVENTIVO. ATRAVÉS DA REVISÃO DAS VANGUARDAS, CONSTITUIU UMA PLURALIDADE QUE DESCONSTRUIU E RECONSTRUIU TODO O RELATO SOBRE AS VANGUARDAS E SOBRE A LITERATURA MARGINAL DOS ANOS SETENTA. A METODOLOGIA DO ESTUDO É A PESQUISA E COLETA DE INFORMAÇÕES DE ORDEM TEÓRICA, VIABILIZADA, PORTANTO, ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. RELATIVAMENTE À OBRA DE TORQUATO NETO ANALISADA NO ESTUDO, CONCLUI-SE QUE, EXAMINANDO A APROPRIAÇÃO QUE TORQUATO NETO REALIZA SOBRE OS CONCEITOS PRIMORDIAIS DO CONCRETISMO: INVENÇÃO, MESTRES, DILUIDORES, INFORMAÇÃO, PERCEBE-SE QUE TEVE O DOM DE DESLOCAR O CORPO ENTRE O CLARO E O ESCURO, A MATÉRIA REAL, QUE ATIVA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E TORNA VISÍVEIS AS CARACTERÍSTICAS MAIS OBSCURAS DA SOCIEDADE DOS ANOS SETENTA. A PRIMEIRA DAS CRÔNICAS DE “OS ÚLTIMOS DIAS DE PAUPÉRIA”, INTITULADA “CORDIAIS SAUDAÇÕES”, SE DIVIDE EM DUAS PARTES, QUE FUNCIONAM DE FORMA COMPLEMENTAR. O OBJETO DA CRÔNICA É UM SHOW DE CAETANO VELOSO. NA PRIMEIRA PARTE, CONSTRÓI UM INTERLOCUTOR, A QUEM ORDENA: LIGUE O RÁDIO, PONHA DISCOS, VEJA A PAISAGEM, SINTA O DRAMA: VOCÊ PODE CHAMAR ISSO TUDO COMO BEM QUISER. HÁ MUITOS NOMES À DISPOSIÇÃO DE QUEM QUEIRA DAR NOMES AO FOGO, NO MEIO DO REDEMOINHO, ENTRE OS BECOS DA TRISTÍSSIMA CIDADE, NOS SONS DE UM APARTAMENTO APERTADO NO MEIO DE APARTAMENTOS. (TORQUATO NETO, 1982, P. 23). LIGAR, POR SENTIR E NOMEAR INICIA UMA RETÓRICA DA AÇÃO QUE TORQUATO OPORÁ A UMA ATITUDE DE ESPERA – MOVIMENTO VERSUS INQUIETUDE. “O PIOR É ESPERAR APENAS”, DIRÁ MAIS ADIANTE. COM TORQUATO, A ARTE BRASILEIRA AVANÇOU EM UMA CONCEPÇÃO CULTURAL QUE VISLUMBROU UMA POSSIBILIDADE NA AMBÍGUA GARANTIA QUE AQUELA ÉPOCA OFERECIA AOS ARTISTAS, ASSEDIADOS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE ENDURECIMENTO POLÍTICO. POR ISSO, À PERDA DA CONSCIÊNCIA COLETIVA E AOS APARATOS DO PODER REPRESSOR OPÔS O VAMPIRISMO, FIXADO NO CORPO E NA MARGEM. COM TORQUATO, A ARTE BRASILEIRA AVANÇOU EM UMA CONCEPÇÃO CULTURAL QUE VISLUMBROU UMA POSSIBILIDADE NA AMBÍGUA GARANTIA QUE AQUELA ÉPOCA OFERECIA AOS ARTISTAS, ASSEDIADOS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DE ENDURECIMENTO POLÍTICO.