INTRODUÇÃO: VÁRIAS SÃO AS FORÇAS QUE TRABALHAM PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA, DENTRE ESTAS ESTÃO OS SEUS TRABALHADORES. AÇÕES E ESTRATÉGIAS COMO O WORLD CAFÉ QUE APOIEM E INCENTIVAM BOAS PRÁTICAS NESTE CAMPO, DEVEM SER INCENTIVADAS. A EDUCAÇÃO PERMANENTE QUANDO VOLTADA PARA ESTE PÚBLICO TORNA-SE UMA FERRAMENTA POTENCIAL PARA INTERVIR NA REALIDADE LOCAL, INSTITUCIONAL E INDIVIDUAL DAS PESSOAS E DO TRABALHO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. NESTE CONTEXTO, O PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CONSTITUI-SE DE UM DOCUMENTO SISTEMATIZADO, COM INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS QUE OTIMIZAM PROCESSOS DE TRABALHO COMO IMPLANTAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES.
OBJETIVO: APRESENTAR AS PARTICULARIDADES DO WORLD CAFÉ, DISCUTINDO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DA ESTRATÉGIA NO DELINEAMENTO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BUSCANDO UM DIÁLOGO CONSTRUTIVO, INTERATIVO E PARTICIPATIVO DOS SUJEITOS COM VISTAS AO APRENDIZADO COLABORATIVO E INOVADOR. MÉTODO: REALIZOU-SE UMA OFICINA DE TRABALHO COM O MÉTODO WORLD CAFÉ COM 24 PROFISSIONAIS DAS EQUIPES QUE ATUAM EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. RESULTADOS: OBTEVE-SE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: NECESSIDADES INDIVIDUAIS; NECESSIDADES GRUPAIS; E NECESSIDADES INSTITUCIONAIS QUE RESULTARAM NO PLANO MUNICIPAL DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. CONCLUSÕES: VERIFICOU-SE QUE O WORLD CAFÉ FOI ADEQUADO E RELEVANTE PARA A DISCUSSÃO DE TEMAS BALIZADORES PARA AS PRÁTICAS DAS EQUIPES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E PARA PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS EM ESPAÇO COLETIVO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: SUA UTILIZAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E APROXIMAÇÃO À REALIDADE COTIDIANA DAS EQUIPES INTERDISCIPLINARES, BEM COMO FERRAMENTA NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE.