Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

BARREIRAS AOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA EM SERVIÇO AMBULATORIAL: UM OLHAR VOLTADO PARA A DIVERSIDADE FUNCIONAL NA SAÚDE

Palavra-chaves: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ACESSIBILIDADE, POLÍTICAS SOCIAIS, SAÚDE Comunicação Oral (CO) ET 05 - Políticas Sociais e Saúde
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Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS (PCD) FORMAM O MAIOR GRUPO SOCIAL MINORITÁRIO NO MUNDO E ESTÃO ENTRE AS MAIS VULNERÁVEIS QUANTO AOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE, ALÉM DE COMPOR UM DOS GRUPOS MAIS AFETADOS PELAS DISPARIDADES EM SAÚDE, SOBRETUDO QUANTO À ACESSIBILIDADE. O PRESENTE RELATO REFERE-SE À EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DO NOSSO PROJETO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PROBEX)/UFPB EM 2020, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR BARREIRAS AOS USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIAS, ATENDIDOS NO SETOR AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HULW), EM JOÃO PESSOA-PB. FORAM REALIZADAS ATIVIDADES REMOTAS EM VIRTUDE DO CONTEXTO PANDÊMICO, MAS FOI POSSÍVEL EXECUTAR UMA AÇÃO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES REMOTAS VOLTARAM-SE À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ACERCA DA ACESSIBILIDADE DE USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. PARA ESTABELECER UM INTERCÂMBIO VIRTUAL COM A SOCIEDADE, CRIOU-SE UM PERFIL DO PROJETO NA PLATAFORMA INSTAGRAM PARA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTES ÀS NECESSIDADES DAS PCD. FOI REALIZADA UMA EXPLORAÇÃO PRESENCIAL DO SETOR AMBULATORIAL DO HULW AINDA NA VIGÊNCIA DA PANDEMIA, QUANDO QUATRO EXTENSIONISTAS REALIZARAM MAPEAMENTO DO SETOR E DOCUMENTARAM FOTOGRAFICAMENTE BARREIRAS À ACESSIBILIDADE. ESSA VISITA PERMITIU IDENTIFICAR QUE AS INSTALAÇÕES TÊM BARREIRAS ÀS PCD: ENTRADA PRINCIPAL COM DEGRAUS; CALÇADAS DE LARGURA INFERIOR À INDICADA NA NBR 9050; AUSÊNCIA DE INTÉRPRETES DE LIBRAS PARA PCD AUDITIVA; ESTACIONAMENTO COM VAGAS FORA DA NORMA PARA PCD; BEBEDOUROS NÃO REBAIXADOS; GUICHÊS EM ALTURA INAPROPRIADA; AUSÊNCIA DE CORRIMÕES, ESPAÇO NA SALA DE ESPERA PARA UM USUÁRIO EM CADEIRA DE RODAS E PAVIMENTO TÁTIL PARA PCD VISUAL. A EXPERIÊNCIA DE AÇÕES ADAPTADAS POSSIBILITOU VIVÊNCIAS IMPORTANTES E OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS ESSENCIAIS PARA A FUTURA EXECUÇÃO DO PROJETO NA MODALIDADE PRESENCIAL. A PROMOÇÃO DE EXPERIÊNCIAS REORIENTADORAS DO AGIR ACADÊMICO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE DE PCD PROMOVE A REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROTAGONISTAS DAS AÇÕES DA SAÚDE.

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