Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

SAÚDE MENTAL EM JOVENS ESCOLARIZADOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Palavra-chaves: ADOLESCENTES, COMPORTAMENTO DE RISCO, SAÚDE MENTAL, ESCOLA PÚBLICA, Comunicação Oral (CO) ET 03 - Saúde Mental e coletividades
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Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

INTRODUÇÃO. OS CONTEXTOS SOCIAL, ECONÔMICO E EDUCACIONAL PODEM SER INFLUENCIAR A ADOÇÃO OU NÃO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE PELOS ADOLESCENTES DE DETERMINADA COMUNIDADE OU REGIÃO, ONDE TAIS COMPORTAMENTOS PODEM PREJUDICAR A SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL, PODENDO ATÉ MESMO SE ESTENDEREM À IDADE ADULTA, LIMITANDO COM ISSO FUTURAS OPORTUNIDADES. OBJETIVO. APRESENTAR DADOS INDIVIDUALIZADOS POR MUNICÍPIO, REFERENTES À SAÚDE MENTAL EM ESCOLARES. MATERIAIS E MÉTODOS. ESTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO TRANSVERSAL E DESCRITIVO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO YRBS BRASIL, QUE VERSA SOBRE COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ADOLESCENTES, ONDE O FOCO FOI O PERFIL RELACIONADO Á SAÚDE MENTAL. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR ESTUDANTES DAS TRÊS SÉRIES QUE COMPÕEM O ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO, COM IDADES ENTRE 13 E 19 ANOS, MATRICULADOS EM 10 CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS, NUM TOTAL DE 856 PARTICIPANTES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE EM PERCENTUAL TOTAL, 46,6% DOS ESTUDANTES SENTIRAM-SE EXCESSIVAMENTE TRISTES; 32,7% PENSARAM SERIAMENTE EM COMETER SUICÍDIO; 25,1% PLANEJARAM SUICÍDIO, E 8,8% TENTARAM EFETIVAMENTE COMETER SUICÍDIO.O RESULTADO POR CAMPI MOSTROU QUE, PROPORCIONALMENTE, O CAMPUS PIRANHAS APRESENTOU O MAIOR PERCENTUAL DE JOVENS QUE COM TRISTEZA EXCESSIVA, O CAMPUS SATUBA FOI O QUE MAIS SE ‘PENSOU SUICÍDIO”, O CAMPUS ARAPIRACA O MAIOR “PLANEJOU SUICÍDIO”, E O CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS O QUE MAIS SE “TENTOU O SUICÍDIO”. CONCLUSÕES. CONSIDERANDO A REALIDADE DO LOCAL DE APLICAÇÃO DO ESTUDO (ESCOLA PÚBLICA), ESSES RESULTADOS SE APRESENTAM PRÓXIMOS AO QUE OUTROS ESTUDOS RELATAM. AINDA ASSIM, OS NÚMEROS SÃO PREOCUPANTES, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE DE UM OLHAR DIFERENCIADO A ESSES JOVENS ESTUDANTES, TANTO NO ÂMBITO FAMILIAR, COMO TAMBÉM NO ESCOLAR, E, SE NECESSÁRIO, INTERVENÇÃO ATRAVÉS DOS SERVIÇOS DE APOIO PSICOLÓGICO NAS UNIDADES ESCOLARES, OU NO SERVIÇO ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO.

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