Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DA NARRATIVA FÍLMICA “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA (1974)” A PARTIR DOS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, TARDIF, Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77004
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 525
    "titulo" => "ANÁLISE DA NARRATIVA FÍLMICA “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA (1974)” A PARTIR DOS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DAS DISCUSSÕES TECIDAS NA DISCIPLINA “PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA” DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CAMPUS CLÓVIS MOURA, DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA, EM QUATRO ENCONTROS QUINZENAIS PELO GOOGLE MEET, AOS SÁBADOS DE 8H ÀS 12H, ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO DE 2021.  O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O FILME “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA” (1974), IDENTIFICANDO OS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF (2002, 2004), A DIZER: SABERES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SABERES DISCIPLINARES; SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. O ESTUDO É DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATA-SE QUE O PROFESSOR DEVE ASSUMIR UMA POSTURA REFLEXIVA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA, AVALIANDO DIARIAMENTE SE OS ALUNOS ESTÃO SENDO REALMENTE OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM OU SE ESTÃO APENAS REPRODUZINDO AQUILO QUE É PASSADO PELO PROFESSOR DURANTE AS AULAS, SEM QUE SE ESTIMULE A REFLEXÃO, O PENSAMENTO E A INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DE UMA VISÃO PRÓPRIA DE MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, TARDIF, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID525_13102021160021.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77004
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 525
    "titulo" => "ANÁLISE DA NARRATIVA FÍLMICA “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA (1974)” A PARTIR DOS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO É FRUTO DAS DISCUSSÕES TECIDAS NA DISCIPLINA “PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA” DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CAMPUS CLÓVIS MOURA, DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA, EM QUATRO ENCONTROS QUINZENAIS PELO GOOGLE MEET, AOS SÁBADOS DE 8H ÀS 12H, ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO DE 2021.  O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O FILME “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA” (1974), IDENTIFICANDO OS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF (2002, 2004), A DIZER: SABERES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SABERES DISCIPLINARES; SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. O ESTUDO É DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATA-SE QUE O PROFESSOR DEVE ASSUMIR UMA POSTURA REFLEXIVA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA, AVALIANDO DIARIAMENTE SE OS ALUNOS ESTÃO SENDO REALMENTE OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM OU SE ESTÃO APENAS REPRODUZINDO AQUILO QUE É PASSADO PELO PROFESSOR DURANTE AS AULAS, SEM QUE SE ESTIMULE A REFLEXÃO, O PENSAMENTO E A INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DE UMA VISÃO PRÓPRIA DE MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES, TARDIF, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID525_13102021160021.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É FRUTO DAS DISCUSSÕES TECIDAS NA DISCIPLINA “PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA” DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CAMPUS CLÓVIS MOURA, DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA, EM QUATRO ENCONTROS QUINZENAIS PELO GOOGLE MEET, AOS SÁBADOS DE 8H ÀS 12H, ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO DE 2021. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O FILME “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA” (1974), IDENTIFICANDO OS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF (2002, 2004), A DIZER: SABERES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SABERES DISCIPLINARES; SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. O ESTUDO É DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATA-SE QUE O PROFESSOR DEVE ASSUMIR UMA POSTURA REFLEXIVA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA, AVALIANDO DIARIAMENTE SE OS ALUNOS ESTÃO SENDO REALMENTE OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM OU SE ESTÃO APENAS REPRODUZINDO AQUILO QUE É PASSADO PELO PROFESSOR DURANTE AS AULAS, SEM QUE SE ESTIMULE A REFLEXÃO, O PENSAMENTO E A INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DE UMA VISÃO PRÓPRIA DE MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.