ESTE TRABALHO É FRUTO DAS DISCUSSÕES TECIDAS NA DISCIPLINA “PESQUISA EM ENSINO DE GEOGRAFIA” DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CAMPUS CLÓVIS MOURA, DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA, EM QUATRO ENCONTROS QUINZENAIS PELO GOOGLE MEET, AOS SÁBADOS DE 8H ÀS 12H, ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO DE 2021. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O FILME “CONRACK: EDUCADOR POR EXCELÊNCIA” (1974), IDENTIFICANDO OS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF (2002, 2004), A DIZER: SABERES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SABERES DISCIPLINARES; SABERES CURRICULARES E SABERES EXPERIENCIAIS. O ESTUDO É DESCRITIVO E DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATA-SE QUE O PROFESSOR DEVE ASSUMIR UMA POSTURA REFLEXIVA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA, AVALIANDO DIARIAMENTE SE OS ALUNOS ESTÃO SENDO REALMENTE OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM OU SE ESTÃO APENAS REPRODUZINDO AQUILO QUE É PASSADO PELO PROFESSOR DURANTE AS AULAS, SEM QUE SE ESTIMULE A REFLEXÃO, O PENSAMENTO E A INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DE UMA VISÃO PRÓPRIA DE MUNDO.