INTRODUÇÃO: OS DEBATES E ESTUDOS QUE APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE QUALIFICAR OS SERVIÇOS EM
DIREÇÃO AO ATENDIMENTO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SUS ATRAVÉS DA POLÍTICA NACIONAL DE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE SÃO VARIADOS E COMPLEXOS. OS DESAFIOS ATRAVESSAM TANTO SUA
PROGRAMAÇÃO QUANTO SUA EXECUÇÃO. FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE SE COMPARTILHE AS
FRAGILIDADES E FORTALEZAS DENTRO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA QUE PRECISAM SER OLHADAS COLETIVAMENTE,
AUXILIANDO NA BUSCA POR TRANSFORMAÇÕES E PELO FOMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO
SUS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: COMO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E COMO
MEMBRO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA VIVENCIO DE FORMA MUITO APROXIMADA A
REALIDADE COTIDIANA DO TRABALHO. OS DESAFIOS NESSE ÂMBITO TÊM SE SOBRESSAÍDO DE FORMA
AVASSALADORA, ESPECIALMENTE NO MOMENTO POLÍTICO E SANITÁRIO QUE O PAÍS ATRAVESSA. EXERCENDO A
FONOAUDIOLOGIA NO NASF É IMPRESCINDÍVEL O RECONHECIMENTO DE TER COMO ATRIBUIÇÃO AMPLIAR A
RESOLUTIVIDADE DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, CONSTRUINDO UM TRABALHO COMPARTILHADO ATRAVÉS
DA TROCA DE SABERES. NESSA PERSPECTIVA, EXISTE A GERAÇÃO DA CORRESPONSABILIDADE E DA PRODUÇÃO DE
CONHECIMENTO PARA TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DO FAZER SAÚDE, DESDE PROFISSIONAIS,
COMUNIDADE, AMBIENTES INTERSETORIAIS E GESTORES, ATÉ A COMUNIDADE ACADÊMICA VINCULADA À SAÚDE
DA FAMÍLIA, ÂMBITO DE MINHA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. PARA TAL, DESTACA-SE A TRÍADE: ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO SENDO FUNDAMENTAL PARA A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS. NESTE SENTIDO, UMA DE
NOSSAS AÇÕES INTERSETORIAIS SE DÁ COM O SETOR DA EDUCAÇÃO, ONDE DESENVOLVEMOS COLETIVAMENTE O
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. DESENVOLVIMENTO: NO MUNICÍPIO ONDE ATUO DEVIDO ÀS CONDIÇÕES
SANITÁRIAS VIVENCIADAS MUNDIALMENTE NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, AS AÇÕES DESTE PROGRAMA FORAM
SUSPENSAS ATÉ QUE AS ESCOLAS RETOMEM SEU FUNCIONAMENTO PRESENCIAL. ENTRETANTO, ESTE FATO NÃO SE
TRADUZ NO DISTANCIAMENTO ENTRE OS DOIS SETORES, JÁ QUE A APS RECEBE OS ESCOLARES EM SUA PORTA DE
ENTRADA COM DEMANDAS DE AVALIAÇÕES DIVERSAS DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM. TAL PROCESSO SE AGRAVOU DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL E EM
ESPECIAL À FALTA DAS EXPERIÊNCIAS QUE O AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONA, UMA VEZ QUE O ENSINO
REMOTO NÃO CONTEMPLA A TODOS. DESTA FORMA, REFORÇAR COM AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA A
REALIZAÇÃO DE DISCUSSÃO DE CASOS DE FORMA COLETIVA SE MOSTROU UM IMPORTANTE DISPOSITIVO A FIM
DE EVITAR REFERENCIAS PRECOCES PARA A REDE DE SAÚDE MAIS ESPECIALIZADA. CONCLUSÃO: É IMPORTANTE
TRAZER PARA A REFLEXÃO COLETIVA QUE A ATENÇÃO A SAÚDE DO ESCOLAR DEVE ENVOLVER ESSES DIFERENTES
ATORES, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE DE FATO É UM TRANSTORNO E O QUE
INDICA UMA DIFICULDADE QUE COM ORIENTAÇÕES PRIMÁRIAS PODEM SER BEM CONDUZIDAS. EM UM PAÍS
COMO O BRASIL, ONDE AS DIFICULDADES DE ACESSO INTEGRAL E EQUÂNIME AINDA SÃO CONSTANTEMENTE
PERPETUADAS, APESAR DO QUE É PRECONIZADO PELO SUS, É DE NOSSA RESPONSABILIDADE CONDUZIR
CRITICAMENTE ESTA DEMANDA ESPECIALIZADA QUE DE FORMA GERAL ACABA POR SE TORNAR REPRIMIDA
CAUSANDO ANSIEDADE AOS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS E MUITAS VEZES LEVANTANDO HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS
PRECOCEMENTE. PORTANTO, PROMOVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE FORMA COLETIVA
DENTRO DO TERRITÓRIO É IMPRESCINDÍVEL E RELEVANTE.