A PSICOMOTRICIDADE É PRIMORDIAL PARA A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA DESDE A INFÂNCIA, JÁ QUE É ATRAVÉS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE HAVERÁ UM DESENVOLVIMENTO CONJUNTO ENTRE O ASPECTO MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO. DESTE MODO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE INCLUIR O CONHECIMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, POSSIBILITANDO INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EFICIENTES. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR QUAL O LUGAR DA PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS POR MEIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA OFERTADOS PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DOCUMENTAL QUE ABORDOU A ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA. ALÉM DA DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR, A ÊNFASE MAIOR OCORREU SOB O EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS, OBSERVANDO SE EXISTE ALGUMA DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE OU ALGUM COMPONENTE CURRICULAR QUE ABORDE O TEMA. APÓS A ANÁLISE DE DADOS, FOI POSSÍVEL VER QUE, ENTRE AS TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, NÃO EXISTE DISCIPLINA ESPECÍFICA SOBRE PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO BÁSICA, MAS ELAS POSSUEM DISCIPLINAS QUE TRAZEM O TEMA TANGENCIALMENTE NO EMENTÁRIO. TAMBÉM HÁ DISCIPLINAS ELETIVAS QUE ABORDAM O TEMA DE FORMA MAIS PROFUNDA, NO ENTANTO, DEPENDEM DA DISPONIBILIDADE DE OFERTA PELA UNIVERSIDADE E DA ESCOLHA DO ALUNO. CONSIDERA-SE, POR FIM, A NECESSIDADE DE ESTUDOS FUTUROS QUE INCLUAM NOS CURSOS A OFERTA DESSE COMPONENTE CURRICULAR, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE PROVENIENTE DOS ESTÁGIOS E DAS PRÁTICAS PREVISTAS NOS PPCS ANALISADOS SOBRE A TEMÁTICA OBJETO DESTE ESTUDO.