BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79597 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 2244 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO" "resumo" => "CONSTITUI-SE, O PRESENTE ARTIGO, DE PARTE DAS REFLEXÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO E TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DO NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PROCURANDO RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: - EM LINHAS GERAIS, SERÁ QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? CONSTITUIU-SE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, EMBASADOS PRINCIPALMENTE EM SAVIANI (1983, 2008), FREITAS (1995, 2017), SANTOS (2004) E PIRES (2020), E ESTUDO DOCUMENTAL (BRASIL, 2017). OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, QUE RESULTOU NA CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) DIMENSÃO E ALCANCE DA BNCC, B) POSSIBILIDADE DE MATERIALIZAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA EDUCAÇÃO POR MEIO DA BNCC, C) PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BNCC. INFERE-SE QUE A BNCC SE CONSTITUI NUM PROJETO MAIOR DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COM FORTES INFLUÊNCIAS DOS GRANDES ORGANISMOS E CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TAMBÉM QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NO DOCUMENTO ESTUDADO. ENTENDE-SE QUE AS REFLEXÕES APRESENTADAS NESTE ARTIGO SÃO CONSIDERADAS RELEVANTES, UMA VEZ QUE ESTUDOS SISTEMATIZADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE BNCC E NEOTECNICISMO AINDA SÃO CONSIDERADOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO NACIONAL. ADEMAIS, TANTO A BNCC QUANTO O NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO SÃO CONSIDERADOS FENÔMENOS RELATIVAMENTE RECENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE DE ESTUDOS MAIS SISTEMATIZADOS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS, CURRÍCULO, TECNICISMO, TOYOTISMO, CURRÍCULO, TECNICISMO, TOYOTISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID2244_10072021171728.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSON MARCOLINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELSON" "autor_email" => "elsonmarcolino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79597 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 2244 "titulo" => "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO" "resumo" => "CONSTITUI-SE, O PRESENTE ARTIGO, DE PARTE DAS REFLEXÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO E TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DO NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PROCURANDO RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: - EM LINHAS GERAIS, SERÁ QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? CONSTITUIU-SE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, EMBASADOS PRINCIPALMENTE EM SAVIANI (1983, 2008), FREITAS (1995, 2017), SANTOS (2004) E PIRES (2020), E ESTUDO DOCUMENTAL (BRASIL, 2017). OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, QUE RESULTOU NA CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) DIMENSÃO E ALCANCE DA BNCC, B) POSSIBILIDADE DE MATERIALIZAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA EDUCAÇÃO POR MEIO DA BNCC, C) PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BNCC. INFERE-SE QUE A BNCC SE CONSTITUI NUM PROJETO MAIOR DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COM FORTES INFLUÊNCIAS DOS GRANDES ORGANISMOS E CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TAMBÉM QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NO DOCUMENTO ESTUDADO. ENTENDE-SE QUE AS REFLEXÕES APRESENTADAS NESTE ARTIGO SÃO CONSIDERADAS RELEVANTES, UMA VEZ QUE ESTUDOS SISTEMATIZADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE BNCC E NEOTECNICISMO AINDA SÃO CONSIDERADOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO NACIONAL. ADEMAIS, TANTO A BNCC QUANTO O NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO SÃO CONSIDERADOS FENÔMENOS RELATIVAMENTE RECENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE DE ESTUDOS MAIS SISTEMATIZADOS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS, CURRÍCULO, TECNICISMO, TOYOTISMO, CURRÍCULO, TECNICISMO, TOYOTISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID2244_10072021171728.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELSON MARCOLINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELSON" "autor_email" => "elsonmarcolino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }