PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2018- 2021)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79720 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2618 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2018- 2021)" "resumo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) INSTITUÍDO EM 2018 PELA CAPES BUSCA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO, CONCILIAR CONHECIMENTO TEÓRICO COM AS ATIVIDADES NA PRÁTICA. TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E QUANTIFICAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CONSOLIDADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, SOBRE O PROGRAMA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DENTRO DO INTERVALO DE TEMPO QUE ABRANGE DE 2018 A 2021. A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU NA TÉCNICA DE BIBLIOMETRIA EM QUE ESTUDA ASPECTOS QUANTITATIVOS, DE DISSEMINAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTES AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS. PARA ISSO, UTILIZOU-SE COMO BASE DE DADOS O GOOGLE ACADÊMICO (GOOGLE SCHOLAR), SENDO PESQUISADO AS PALAVRAS-CHAVE: “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” E “CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”. OS DADOS OBTIDOS FORAM TABULADOS E ANALISADOS NO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL. FORAM IDENTIFICADOS 25 ARTIGOS, SENDO ENCONTRADOS EM 2019, 2020 E 2021, RESPECTIVAMENTE 07, 14 E 04 PUBLICAÇÕES. EM 2018 NÃO FORAM ENCONTRADAS PUBLICAÇÕES QUE SE ENQUADRASSEM AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO. EM RELAÇÃO AOS ARTIGOS PUBLICADOS 64% SÃO ARTIGOS DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, 24% DO TIPO ARTIGO EMPÍRICO E 12% ARTIGOS DO TIPO RELATO DE REVISÃO. ALÉM DISSO, HÁ UMA CARACTERÍSTICA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ABORDANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO PRP NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONTUDO, O PRP AINDA É RECENTE E AJUSTES SÃO NECESSÁRIOS PARA A MELHOR FLUIDEZ DO PROGRAMA, E UMA FORMA DE AVALIAR OS RESULTADOS JÁ OBTIDOS E PROSPECTAR OS PASSOS FUTUROS É ANALISANDO AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA, DOCÊNCIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2618_24072021203013.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANA VALENTIN SANTANA" "autor_nome_curto" => "MAYANA VALENTIN SANTANA" "autor_email" => "mayana_v@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79720 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2618 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2018- 2021)" "resumo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) INSTITUÍDO EM 2018 PELA CAPES BUSCA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO, CONCILIAR CONHECIMENTO TEÓRICO COM AS ATIVIDADES NA PRÁTICA. TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E QUANTIFICAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CONSOLIDADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, SOBRE O PROGRAMA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DENTRO DO INTERVALO DE TEMPO QUE ABRANGE DE 2018 A 2021. A METODOLOGIA APLICADA CONSISTIU NA TÉCNICA DE BIBLIOMETRIA EM QUE ESTUDA ASPECTOS QUANTITATIVOS, DE DISSEMINAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTES AS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS. PARA ISSO, UTILIZOU-SE COMO BASE DE DADOS O GOOGLE ACADÊMICO (GOOGLE SCHOLAR), SENDO PESQUISADO AS PALAVRAS-CHAVE: “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” E “CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”. OS DADOS OBTIDOS FORAM TABULADOS E ANALISADOS NO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL. FORAM IDENTIFICADOS 25 ARTIGOS, SENDO ENCONTRADOS EM 2019, 2020 E 2021, RESPECTIVAMENTE 07, 14 E 04 PUBLICAÇÕES. EM 2018 NÃO FORAM ENCONTRADAS PUBLICAÇÕES QUE SE ENQUADRASSEM AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO. EM RELAÇÃO AOS ARTIGOS PUBLICADOS 64% SÃO ARTIGOS DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, 24% DO TIPO ARTIGO EMPÍRICO E 12% ARTIGOS DO TIPO RELATO DE REVISÃO. ALÉM DISSO, HÁ UMA CARACTERÍSTICA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ABORDANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO PRP NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONTUDO, O PRP AINDA É RECENTE E AJUSTES SÃO NECESSÁRIOS PARA A MELHOR FLUIDEZ DO PROGRAMA, E UMA FORMA DE AVALIAR OS RESULTADOS JÁ OBTIDOS E PROSPECTAR OS PASSOS FUTUROS É ANALISANDO AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA, DOCÊNCIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID2618_24072021203013.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYANA VALENTIN SANTANA" "autor_nome_curto" => "MAYANA VALENTIN SANTANA" "autor_email" => "mayana_v@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }