“TUDO VIRA MATEMÁTICA SE VOCÊ QUISER”: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79748 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 2431 "titulo" => "“TUDO VIRA MATEMÁTICA SE VOCÊ QUISER”: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MPEM-IMEUSP). O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TEXTO É APRESENTAR ALGUNS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE MOSTRAM POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO, CONCEITO PRESENTE EM SANTOS (2002) E KOGA (2013), BEM COMO ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DESTA TEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA ORIENTADA PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. A ABORDAGEM DESTE TEMA SERÁ FEITA POR MEIO DE LINHAS ATUAIS DE PESQUISAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, SENDO ELAS: CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO, (LOPES, D’AMBRÓSIO & CORRÊA, 2017); MODELAGEM MATEMÁTICA, (ARAÚJO, 2009) E (ARAÚJO & MARTINS, 2017); ETNOMATEMÁTICA, (SKOVSMOSE; ALRØ; VALERO; SCANDIUZZI, 2009); E GEOTECNOLOGIAS, (SANTIL, SILVA & MILL, 2021). PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO SERÁ REALIZADA UMA OFICINA COM OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO E NELA ELES SERÃO CONVIDADOS A DESENVOLVEREM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OU PROJETOS DE ENSINO QUE RELACIONEM MATEMÁTICA E TERRITÓRIO. PRETENDEMOS ACOMPANHAR UMA DESSAS PROPOSTAS PARA ANALISAR DE FORMA QUALITATIVA SUA IMPLEMENTAÇÃO, IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES E LIMITES, QUE SUBSIDIEM A REFLEXÃO SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO AINDA NÃO HÁ DADOS EXPRESSIVOS PARA ESTA ANÁLISE, OS RESULTADOS E A DISCUSSÃO DESTE TEXTO SERÃO FEITOS COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO ESCOLHIDO, EM PARTICULAR, SOBRE O ARTIGO DE LOPES, D’AMBRÓSIO E CORRÊA (2017), CUJA ABORDAGEM PARTIU DE CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO COM REFERÊNCIA À REALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "POSSIBILIDADES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID2431_26072021171343.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA RUBIM" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA RUBIM" "autor_email" => "dressa.rubim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79748 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 2431 "titulo" => "“TUDO VIRA MATEMÁTICA SE VOCÊ QUISER”: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MPEM-IMEUSP). O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TEXTO É APRESENTAR ALGUNS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE MOSTRAM POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO, CONCEITO PRESENTE EM SANTOS (2002) E KOGA (2013), BEM COMO ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DESTA TEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA ORIENTADA PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. A ABORDAGEM DESTE TEMA SERÁ FEITA POR MEIO DE LINHAS ATUAIS DE PESQUISAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, SENDO ELAS: CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO, (LOPES, D’AMBRÓSIO & CORRÊA, 2017); MODELAGEM MATEMÁTICA, (ARAÚJO, 2009) E (ARAÚJO & MARTINS, 2017); ETNOMATEMÁTICA, (SKOVSMOSE; ALRØ; VALERO; SCANDIUZZI, 2009); E GEOTECNOLOGIAS, (SANTIL, SILVA & MILL, 2021). PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO SERÁ REALIZADA UMA OFICINA COM OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO E NELA ELES SERÃO CONVIDADOS A DESENVOLVEREM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OU PROJETOS DE ENSINO QUE RELACIONEM MATEMÁTICA E TERRITÓRIO. PRETENDEMOS ACOMPANHAR UMA DESSAS PROPOSTAS PARA ANALISAR DE FORMA QUALITATIVA SUA IMPLEMENTAÇÃO, IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES E LIMITES, QUE SUBSIDIEM A REFLEXÃO SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO AINDA NÃO HÁ DADOS EXPRESSIVOS PARA ESTA ANÁLISE, OS RESULTADOS E A DISCUSSÃO DESTE TEXTO SERÃO FEITOS COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO ESCOLHIDO, EM PARTICULAR, SOBRE O ARTIGO DE LOPES, D’AMBRÓSIO E CORRÊA (2017), CUJA ABORDAGEM PARTIU DE CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO COM REFERÊNCIA À REALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "POSSIBILIDADES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID2431_26072021171343.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA RUBIM" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA RUBIM" "autor_email" => "dressa.rubim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }