AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80639 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 3679 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA \r\n AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE\r\n DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES \r\n DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA \r\n APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI \r\n COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES \r\n DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO \r\n EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS \r\n CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA, \r\n CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS \r\n DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS \r\n DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO \r\n DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM, \r\n CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E \r\n DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR \r\n ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA \r\n APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILIDADES, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID9394_29072021211232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KARLA COSTA" "autor_email" => "karlapereira988@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80639 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 3679 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO JUSTIFICA-SE POR FAZER NECESSÁRIO O OLHAR ATENCIOSO PARA A PRÁTICA DA \r\n AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE SE BUSCAR A CONCEPÇÃO MAIS ADEQUADA À REALIDADE\r\n DE CADA SALA E ALUNO. SUA PROBLEMÁTICA INTEGRA: QUAIS AS CONCEPÇÕES QUE OS DOCENTES \r\n DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL APRESENTAM SOBRE A AVALIAÇÃO DA \r\n APRENDIZAGEM? QUAIS AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI \r\n COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, UTILIZADAS PELOS DOCENTES \r\n DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A AVALIAÇÃO FORMATIVA DO \r\n EDUCANDO. E OS ESPECÍFICOS VISAM DISCUTIR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM AS \r\n CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA, \r\n CONCEITUAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS INICIAIS \r\n DO ENSINO FUNDAMENTAL E CARACTERIZAR AS DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS PELOS \r\n DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM APORTE TEÓRICO \r\n DOS AUTORES; CAGLIARI (2017), FERREIRO (2016), FREIRE (1997), DENTRE OUTROS. ASSIM, \r\n CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E \r\n LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESTACA NOS PRECEITOS DA LDB E \r\n DEMAIS INSTITUTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO, OBSERVADOS NA PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR \r\n ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, PROMOVIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA \r\n APRENDIZAGEM E SUAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILIDADES, DESAFIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID9394_29072021211232.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PEREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "KARLA COSTA" "autor_email" => "karlapereira988@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }