AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79781 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:\r\n UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA\r\n REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC """ "resumo" => "ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, VINCULADA À UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, À LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO E FORMAÇÃO E AO GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, CIDADANIA E REDES EDUCATIVA. TEMOS POR OBJETO DE ESTUDO A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS(RMEF), PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUALIFICA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM PROL DO DIREITO DAS CRIANÇAS A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. TOMANDO COMO BASE OS RESULTADOS APONTADOS POR UMA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA DESENVOLVIDA PELA RMEF EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, QUE APLICOU A ESCALA NORTE-AMERICANA A ECERS-R, TEMOS O OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, PARA COMPREENDER A BAIXA PONTUAÇÃO REFERENTE AO ITEM LINGUAGEM E RACIOCÍNIO DA ECERS-R. METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA UTILIZANDO A PESQUISA - AÇÃO COMO MÉTODO DE PROCEDIMENTO E, ENQUANTO COLETA DE DADOS REALIZAMOS 12 ENCONTROS COM UM GRUPO DE 8 PROFESSORAS, UTILIZANDO A TÉCNICA INTERATIVA DE GRUPO FOCAL. ESTA PESQUISA CONSTATOU A IMPORTÂNCIA DE USAR OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA FORMATIVA PARA DESENCADEAR UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E QUALIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MELHORIAS. COMO DESDOBRAMENTO DESSA INVESTIGAÇÃO APONTAMOS A NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FLORIANOPOLITANA COM BASE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES MUNICIPAIS, CONSIDERANDO PARA ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS, AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS COMO PARTÍCIPES DESSE PROCESSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAÇÃO DE CONTEXTO, QUALIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID2137_27072021132346.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.carmo@prof.pmf.sc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79781 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 453 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:\r\n UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA\r\n REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC """ "resumo" => "ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, VINCULADA À UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, À LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ENSINO E FORMAÇÃO E AO GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA, CIDADANIA E REDES EDUCATIVA. TEMOS POR OBJETO DE ESTUDO A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS(RMEF), PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUALIFICA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM PROL DO DIREITO DAS CRIANÇAS A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. TOMANDO COMO BASE OS RESULTADOS APONTADOS POR UMA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA DESENVOLVIDA PELA RMEF EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, QUE APLICOU A ESCALA NORTE-AMERICANA A ECERS-R, TEMOS O OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, PARA COMPREENDER A BAIXA PONTUAÇÃO REFERENTE AO ITEM LINGUAGEM E RACIOCÍNIO DA ECERS-R. METODOLOGICAMENTE, ADOTAMOS A PERSPECTIVA QUALITATIVA UTILIZANDO A PESQUISA - AÇÃO COMO MÉTODO DE PROCEDIMENTO E, ENQUANTO COLETA DE DADOS REALIZAMOS 12 ENCONTROS COM UM GRUPO DE 8 PROFESSORAS, UTILIZANDO A TÉCNICA INTERATIVA DE GRUPO FOCAL. ESTA PESQUISA CONSTATOU A IMPORTÂNCIA DE USAR OS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA FORMATIVA PARA DESENCADEAR UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E QUALIFICAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MELHORIAS. COMO DESDOBRAMENTO DESSA INVESTIGAÇÃO APONTAMOS A NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FLORIANOPOLITANA COM BASE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES MUNICIPAIS, CONSIDERANDO PARA ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS, AS CRIANÇAS E AS FAMÍLIAS COMO PARTÍCIPES DESSE PROCESSO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AVALIAÇÃO DE CONTEXTO, QUALIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID2137_27072021132346.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA" "autor_email" => "andreia.carmo@prof.pmf.sc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }