EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ORIGEM DA VIDA: COMO O ESTUDANTE COMPREENDE, E APONTA SUAS INFLUÊNCIAS?
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79782 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 2573 "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ORIGEM DA VIDA: COMO O ESTUDANTE COMPREENDE, E APONTA SUAS INFLUÊNCIAS?" "resumo" => "A PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS EM ESTUDANTES ? COMPREENDIDA COMO OBST?CULO ? SUA APREENS?O DE CONCEITOS EVOLUTIVOS, CENTRAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE CI?NCIAS. ESTE TRABALHO SE PROP?E A INVESTIGAR SE ESTA AFIRMA??O SE VERIFICA EM SALA DE AULA. PARA TANTO, FORAM COMPARADOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS P?BLICAS, UMA ESTADUAL, E A OUTRA, FEDERAL. FORAM ACAREADAS SUAS REPRESENTA??ES SOCIAIS ACERCA DA EVOLU??O E ORIGEM DA VIDA, OS FATORES QUE APONTARAM COMO INFLU?NCIAS, E AS ESTRUTURAS F?SICA E PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES. PARA IDENTIFICA??O DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS, FOI UTILIZADA A T?CNICA DSC, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, A PARTIR DA COLETA DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES A UM QUESTION?RIO. OS ESTUDANTES DA ESCOLA FEDERAL APONTARAM A ESCOLA COMO SUA MAIOR INFLU?NCIA PARA COMPREENS?O DO TEMA, E EXPRESSARAM DISCURSO ANCORADO EM EXPLICA??ES CIENT?FICAS. POR OUTRO LADO, ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL N?O APONTARAM A ESCOLA COMO INFLU?NCIA IMPORTANTE, E COUBE A SUAS CREN?AS RELIGIOSAS OCUPAR TAL ESPA?O. DESSA MANEIRA, ESTES ESTUDANTES APRESENTARAM DISCURSO FORTEMENTE ANCORADO EM EXPLICA??ES RELIGIOSAS PARA O TEMA. MESMO QUE AMBAS INSTITUI??ES APRESENTASSEM ESTUDANTES COM CREN?AS RELIGIOSAS, OS RESULTADOS APONTARAM QUE A QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA, E, POR CONSEGUINTE, A INFLU?NCIA QUE OS ESTUDANTES LHE ATRIBU?RAM, FOI O FATOR DECISIVO NA COMPREENS?O E APREENS?O DOS CONCEITOS EVOLUTIVOS E NA ACEITA??O DO DISCURSO CIENT?FICO, EM OPOSI??O ? MERA PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CIÊNCIA E RELIGIÃO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2573_27072021134357.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CORRÊA E SILVA BALBI DE FARIA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BALBI" "autor_email" => "balbi_rodrigo@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79782 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 2573 "titulo" => "EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E ORIGEM DA VIDA: COMO O ESTUDANTE COMPREENDE, E APONTA SUAS INFLUÊNCIAS?" "resumo" => "A PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS EM ESTUDANTES ? COMPREENDIDA COMO OBST?CULO ? SUA APREENS?O DE CONCEITOS EVOLUTIVOS, CENTRAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA E DE CI?NCIAS. ESTE TRABALHO SE PROP?E A INVESTIGAR SE ESTA AFIRMA??O SE VERIFICA EM SALA DE AULA. PARA TANTO, FORAM COMPARADOS ESTUDANTES DE DUAS ESCOLAS P?BLICAS, UMA ESTADUAL, E A OUTRA, FEDERAL. FORAM ACAREADAS SUAS REPRESENTA??ES SOCIAIS ACERCA DA EVOLU??O E ORIGEM DA VIDA, OS FATORES QUE APONTARAM COMO INFLU?NCIAS, E AS ESTRUTURAS F?SICA E PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES. PARA IDENTIFICA??O DAS REPRESENTA??ES SOCIAIS, FOI UTILIZADA A T?CNICA DSC, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO, A PARTIR DA COLETA DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES A UM QUESTION?RIO. OS ESTUDANTES DA ESCOLA FEDERAL APONTARAM A ESCOLA COMO SUA MAIOR INFLU?NCIA PARA COMPREENS?O DO TEMA, E EXPRESSARAM DISCURSO ANCORADO EM EXPLICA??ES CIENT?FICAS. POR OUTRO LADO, ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL N?O APONTARAM A ESCOLA COMO INFLU?NCIA IMPORTANTE, E COUBE A SUAS CREN?AS RELIGIOSAS OCUPAR TAL ESPA?O. DESSA MANEIRA, ESTES ESTUDANTES APRESENTARAM DISCURSO FORTEMENTE ANCORADO EM EXPLICA??ES RELIGIOSAS PARA O TEMA. MESMO QUE AMBAS INSTITUI??ES APRESENTASSEM ESTUDANTES COM CREN?AS RELIGIOSAS, OS RESULTADOS APONTARAM QUE A QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA, E, POR CONSEGUINTE, A INFLU?NCIA QUE OS ESTUDANTES LHE ATRIBU?RAM, FOI O FATOR DECISIVO NA COMPREENS?O E APREENS?O DOS CONCEITOS EVOLUTIVOS E NA ACEITA??O DO DISCURSO CIENT?FICO, EM OPOSI??O ? MERA PRESEN?A DE CREN?AS RELIGIOSAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CIÊNCIA E RELIGIÃO, EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2573_27072021134357.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CORRÊA E SILVA BALBI DE FARIA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO BALBI" "autor_email" => "balbi_rodrigo@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }