ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA SOCIOLOGIA DE FLORESTAN FERNANDES (1920-1995). SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIOLOGIA BRASILEIRA O FEZ PATRONO DESTA CIÊNCIA NO PAÍS E, ALÉM DISSO, INCORPORA EM SUA VASTA PRODUÇÃO CONTRIBUIÇÕES QUE O COLOCAM ENTRE OS GRANDES REPRESENTANTES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO. NESTES TERMOS DELIMITAMOS NOSSA ANÁLISE DE SUA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE SUAS OBRAS ESTRITAMENTE DEDICADAS AO TEMA (FERNANDES, 1966; 1975; 1984; 1989), COM O FITO DE ABORDARMOS ALGUNS TEMAS POUCO TRABALHADOS, ENTRE OS QUAIS, A RELAÇÃO ENTRE CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO. COM ISSO ACREDITAMOS QUE TAL ABORDAGEM SE JUSTIFIQUE COMO COMO CONTRIBUINTE DO ENRIQUECIMENTO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRÍTICO, PRINCIPALMENTE, DOS RELACIONADOS À SOCIOLOGIA DO REFERIDO AUTOR.