A CULTURA DIGITAL TEM PROPORCIONADO A PROFESSORES E ESTUDANTES NOVAS RELAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O USO FREQUENTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POSSIBILITA UMA FORMAÇÃO MAIS PARTICIPATIVA E O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PLANOS DE AULA DOS COMPONENTES CURRICULARES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. FOI EMPREGADA NESSE ARTIGO A PLATAFORMA MENTIMETER QUE PERMITE UMA PARTICIPAÇÃO INTERATIVA E EM TEMPO REAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. O TRABALHO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES: DISCUSSÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA CULTURA DIGITAL E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EXPLANAÇÃO DA PLATAFORMA MENTIMETER, APLICAÇÃO DA FERRAMENTA POR MEIO DE UM PLANO DE AULA NO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA POR MEIO DE UM PLANO DE AULA NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE A FERRAMENTA EM ESTUDO DESTACA-SE DE FORMA COMPLEMENTAR DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL, PROMOVENDO AOS ESTUDANTES A BUSCA E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO.