ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79877 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 3092 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES" "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS, E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LÚDICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID3092_28072021161157.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA" "autor_email" => "affodite.goddess@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79877 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 3092 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES" "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS, E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LÚDICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID3092_28072021161157.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA" "autor_email" => "affodite.goddess@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }