ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ABORDAGENS PARA A MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79881 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 3145 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ABORDAGENS PARA A MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA" "resumo" => "A AUTONOMIA É ALGO ESSENCIAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, VISTO QUE ENQUANTO AUTÔNOMO, O ALUNO TORNA-SE PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, PELO PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA. É NESSE SENTIDO QUE O PRESENTE TRABALHO QUESTIONA: COMO BUSCAR A AUTONOMIA? QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA? PARA RESPONDER AS PERGUNTAS QUE DIRECIONAM O ESTUDO, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER COMO A AUTONOMIA PODE RESSIGNIFICAR OS PAPÉIS TRADICIONALMENTE ATRIBUÍDOS AO ESTUDANTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, A PARTIR DO REPENSAR DE NOVAS REPRESENTAÇÕES, ATITUDES, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, BUSCAMOS ESPECIFICAMENTE COMPREENDER: 1) O QUE É AUTONOMIA; 2) OS ESTUDOS HISTÓRICOS ACERCA DA MOTIVAÇÃO E 3) A RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DA AUTONOMIA COM A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA ESTÁ ENQUADRADA COMO BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. POR MEIO DESSE PERCURSO METODOLÓGICO, IDENTIFICOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA AUTONOMIA NUMA SALA DE AULA, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUAS, REQUER UMA PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA QUE DEVE INICIAR-SE NA FORMAÇÃO DO PRÓPRIO PROFESSOR AUTÔNOMO. O PROCESSO TAMBÉM ENVOLVE CIRCUNSTÂNCIAS QUE DEMANDAM DO ALUNO TOMAS DE DECISÕES IMPORTANTES, PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO CUMPRA SUAS DEVIDAS FINALIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3145_28072021162540.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79881 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 3145 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ABORDAGENS PARA A MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA" "resumo" => "A AUTONOMIA É ALGO ESSENCIAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, VISTO QUE ENQUANTO AUTÔNOMO, O ALUNO TORNA-SE PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM, PELO PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA. É NESSE SENTIDO QUE O PRESENTE TRABALHO QUESTIONA: COMO BUSCAR A AUTONOMIA? QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA? PARA RESPONDER AS PERGUNTAS QUE DIRECIONAM O ESTUDO, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER COMO A AUTONOMIA PODE RESSIGNIFICAR OS PAPÉIS TRADICIONALMENTE ATRIBUÍDOS AO ESTUDANTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, A PARTIR DO REPENSAR DE NOVAS REPRESENTAÇÕES, ATITUDES, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES NA SALA DE AULA. DESSA FORMA, BUSCAMOS ESPECIFICAMENTE COMPREENDER: 1) O QUE É AUTONOMIA; 2) OS ESTUDOS HISTÓRICOS ACERCA DA MOTIVAÇÃO E 3) A RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DA AUTONOMIA COM A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA ESTÁ ENQUADRADA COMO BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. POR MEIO DESSE PERCURSO METODOLÓGICO, IDENTIFICOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA AUTONOMIA NUMA SALA DE AULA, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUAS, REQUER UMA PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA QUE DEVE INICIAR-SE NA FORMAÇÃO DO PRÓPRIO PROFESSOR AUTÔNOMO. O PROCESSO TAMBÉM ENVOLVE CIRCUNSTÂNCIAS QUE DEMANDAM DO ALUNO TOMAS DE DECISÕES IMPORTANTES, PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO CUMPRA SUAS DEVIDAS FINALIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3145_28072021162540.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES" "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }