A RELAÇÃO PROFESSOR – ESTUDANTE E A DIMENSÃO AFETIVA NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80819 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1841 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR – ESTUDANTE E A DIMENSÃO AFETIVA NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES" "resumo" => "DENTRE OS FATORES RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO DO ESTUDANTE AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS PROFESSORES SE CONSTITUI EM UM ASPECTO IMPORTANTE, POIS APRESENTA IMPACTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DOS ESTUDANTES, BEM COMO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. A BOA RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS PODE ESTAR ATRELADA A UM BOM CLIMA EM SALA DE AULA, COM ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, EXPOSIÇÃO DE QUESTIONAMENTOS, OPINIÕES, EM COLABORAÇÃO E RESPEITO MÚTUO. ESTE ESTUDO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA QUE TEVE COMO SUJEITOS VINTE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA, OS QUAIS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO ONLINE, CONTENDO QUESTÕES REFERENTES A ASPECTOS QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ELES E SEUS PROFESSORES. OS PARTICIPANTES EVIDENCIARAM QUE DESEJAM ENCONTRAR NOS DOCENTES UM APOIO DIANTE DAS SUAS DIFICULDADES, E QUE ESTAS SEJAM CONSIDERADAS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. APESAR DE HAVER UM DISTANCIAMENTO, A MAIORIA DOS UNIVERSITÁRIOS AFIRMAM QUE HÁ UMA BOA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES. SÃO ADMIRADAS AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS DOCENTES COMPREENSIVOS, QUE DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM E EMPATIA. CONTUDO, ATITUDES AUTORITÁRIAS, INCOMPREENSÃO E INFLEXIBILIDADE SÃO REPROVADAS PELOS GRADUANDOS, CORROBORANDO COM DIVERSOS ESTUDOS QUE ABORDAM A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE AUTORREFLEXÃO E QUE SEJAM REPENSADAS DETERMINADAS PRÁTICAS, NO SENTIDO DE PROPORCIONAR UM CONTEXTO DE EMPATIA, DIÁLOGO E ESCUTA ATIVA COM ATENÇÃO ÀS DIFICULDADES DISCENTES, COM MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DIMENSÃO AFETIVA, RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, AFETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2044_25092021153346.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEIZIANE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEIZIANE OLIVEIRA" "autor_email" => "jeisaolivieri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80819 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1841 "inscrito_id" => 2044 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR – ESTUDANTE E A DIMENSÃO AFETIVA NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES" "resumo" => "DENTRE OS FATORES RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO DO ESTUDANTE AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS PROFESSORES SE CONSTITUI EM UM ASPECTO IMPORTANTE, POIS APRESENTA IMPACTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DOS ESTUDANTES, BEM COMO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. A BOA RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS PODE ESTAR ATRELADA A UM BOM CLIMA EM SALA DE AULA, COM ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, EXPOSIÇÃO DE QUESTIONAMENTOS, OPINIÕES, EM COLABORAÇÃO E RESPEITO MÚTUO. ESTE ESTUDO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA QUE TEVE COMO SUJEITOS VINTE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA, OS QUAIS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO ONLINE, CONTENDO QUESTÕES REFERENTES A ASPECTOS QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ELES E SEUS PROFESSORES. OS PARTICIPANTES EVIDENCIARAM QUE DESEJAM ENCONTRAR NOS DOCENTES UM APOIO DIANTE DAS SUAS DIFICULDADES, E QUE ESTAS SEJAM CONSIDERADAS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. APESAR DE HAVER UM DISTANCIAMENTO, A MAIORIA DOS UNIVERSITÁRIOS AFIRMAM QUE HÁ UMA BOA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES. SÃO ADMIRADAS AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS DOCENTES COMPREENSIVOS, QUE DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM E EMPATIA. CONTUDO, ATITUDES AUTORITÁRIAS, INCOMPREENSÃO E INFLEXIBILIDADE SÃO REPROVADAS PELOS GRADUANDOS, CORROBORANDO COM DIVERSOS ESTUDOS QUE ABORDAM A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE AUTORREFLEXÃO E QUE SEJAM REPENSADAS DETERMINADAS PRÁTICAS, NO SENTIDO DE PROPORCIONAR UM CONTEXTO DE EMPATIA, DIÁLOGO E ESCUTA ATIVA COM ATENÇÃO ÀS DIFICULDADES DISCENTES, COM MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "DIMENSÃO AFETIVA, RELAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, AFETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2044_25092021153346.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEIZIANE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEIZIANE OLIVEIRA" "autor_email" => "jeisaolivieri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }