O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79886 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 2301 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020" "resumo" => """ A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL.\r\n PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, PEDAGOGIA DECOLONIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2301_28072021172223.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI" "autor_nome_curto" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI" "autor_email" => "profalinebelle@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79886 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 2301 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020" "resumo" => """ A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL.\r\n PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, PEDAGOGIA DECOLONIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2301_28072021172223.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI" "autor_nome_curto" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI" "autor_email" => "profalinebelle@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }