ESTE PROJETO DE EXTENSÃO VIABILIZOU A EXPLORAÇÃO DO FAZER ARTÍSTICO REFLEXIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
POSSIBILITANDO ÀS CRIANÇAS LIBERDADE DE COMUNICAR SUAS REPRESENTAÇÕES DE MUNDO PELA LINGUAGEM DA ARTE
VISUAL. O OBJETIVO GERAL FOI EXPLORAR O POTENCIAL ARTÍSTICO DAS CRIANÇAS AMPLIANDO SUA COMPETÊNCIA
COMUNICATIVA E HABILIDADES DE INTERAÇÃO COM A CULTURA LOCAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, CONFORME
OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM EXIGIDOS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PÚBLICO-ALVO FORAM 44
ALUNOS MATRICULADOS NO JARDIM I E II, TURNO MATUTINO DA UNIDADE DE ENSINO INFANTIL MARIA MARQUES
FABRICIO LOCALIZADO NA CIDADE DE BACABAL/MA. AS AÇÕES EDUCATIVAS, REALIZADAS EM TRÊS DIAS SEMANAIS NO
PERÍODO DE SETEMBRO A DEZEMBRO/2019, FORAM DESENVOLVIDAS COM MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS ABERTAS,
DIALOGAIS, REFLEXIVAS, INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS EM PRÁTICAS SOCIAIS DAS CRIANÇAS. PRIORIZOU-SE
COMUNICAÇÕES DIDÁTICAS COM DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA LOCAL E SUAS REPRESENTAÇÕES EM ARTES VISUAIS. OS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DERAM ÊNFASE AO FAZER ARTÍSTICO COMO CRIAÇÃO PESSOAL REFLEXIVA
PRESSUPONDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISA OFERECER ESPAÇOS
EDUCACIONAIS EM QUE A CRIANÇA NÃO SEJA VISTA COMO UM ENTE PASSIVO, MAS UM SER INTELIGENTE E CURIOSO
APESAR DE SUAS LIMITAÇÕES. COMO RESULTADO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUA
COORDENAÇÃO MOTORA FINA COM DESENHOS, PINTURAS, MODELAGENS E COLAGENS, SENTINDO-SE VALORIZADAS COM
SUAS MARCAS GRÁFICAS, RESULTANTES DOS CONHECIMENTOS CULTURAIS CONSTRUÍDOS. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE
AS CRIANÇAS AMPLIARAM SUAS PERCEPÇÕES COGNITIVAS E FORMAS DE EXPRESSÃO COM SENSIBILIDADE ARTÍSTICA,
DESENVOLVENDO IMAGEM POSITIVA DE SI MESMA E DE SEU POTENCIAL DE APRENDIZAGEM REAL.