EXTRAORDINÁRIO: RELAÇÃO EDUCATIVAS ENTRE CORPO, DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79991 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 2860 "titulo" => "EXTRAORDINÁRIO: RELAÇÃO EDUCATIVAS ENTRE CORPO, DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA" "resumo" => "O ESTUDO OBJETIVA ELABORAR ALGUMAS SIGNIFICAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE A DEFICIÊNCIA E A EXPRESSIVIDADE CORPORAL NO CINEMA, BEM COMO ELABORAR PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA, DANDO VISIBILIDADE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. O TRABALHO ADOTA A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY(1999), REALIZANDO A DESCRIÇÃO E REDUÇÃO INTERPRETATIVA DO FILME EXTRAORDINÁRIO. A SUA FENOMENOLOGIA, BUSCA INTERPRETAR A CORPOREIDADE VIVIDA COMO HISTORICIDADE, AS AFECÇÕES, AS EMOÇÕES, AS EXPERIÊNCIAS, INCLUINDO O MUNDO CULTURAL, A ABERTURA PARA ESSE CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E DE EXPRESSÕES COMO ARTES, CIÊNCIAS E HISTÓRIA. A PELÍCULA DESTACA OS DESAFIOS ENFRENTADOS DO CORPO DEFICIENTE E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO NUMA PERSPECTIVA DA HISTORICIDADE, TRAMAS, DRAMAS E AS EXPRESSÕES DA LINGUAGEM DO CORPO, CONTANTO A HISTÓRIA DE AUGUST PULLMAN UM MENINO DE 10 ANOS QUE NASCEU COM UMA DEFORMIDADE CRANIOFACIAL EXTREMAMENTE RARA, A SÍNDROME DE TREACHER COLLINS. O CORPO COM DEFICIÊNCIA PASSA POR PROCESSOS DE ACEITAÇÃO/REJEIÇÃO DE SUA CONDIÇÃO EXISTENCIAL, POIS ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO À PERCEPÇÃO. NO DECORRER DO FILME, A REJEIÇÃO DO CORPO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, QUE É ESTIGMATIZADO COM O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, VIVENCIADOS INICIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, COMPREENDEMOS QUE, ATRAVÉS DESTA PELÍCULA, O EXERCÍCIO EDUCATIVO DE OLHAR E APRECIAR AS PRODUÇÕES, CONTRIBUI PARA AMPLIARMOS E RECONHECERMOS ASPECTOS EDUCATIVOS IMPORTANTES PARA ABORDAR A INTERCORPOREIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, NUMA TEMÁTICA MAIS HUMANA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CORPO, DEFICIÊNCIA FÍSICA, CINEMA, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2860_29072021104209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARIZ BITENCOURT" "autor_nome_curto" => "LUCIANA PARIZ" "autor_email" => "lucianaparizrn@outlook.co" "autor_ies" => "FAL/ESTÁCIO ZONA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79991 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 699 "inscrito_id" => 2860 "titulo" => "EXTRAORDINÁRIO: RELAÇÃO EDUCATIVAS ENTRE CORPO, DEFICIÊNCIA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA" "resumo" => "O ESTUDO OBJETIVA ELABORAR ALGUMAS SIGNIFICAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE A DEFICIÊNCIA E A EXPRESSIVIDADE CORPORAL NO CINEMA, BEM COMO ELABORAR PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE CORPO E DEFICIÊNCIA, DANDO VISIBILIDADE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. O TRABALHO ADOTA A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY(1999), REALIZANDO A DESCRIÇÃO E REDUÇÃO INTERPRETATIVA DO FILME EXTRAORDINÁRIO. A SUA FENOMENOLOGIA, BUSCA INTERPRETAR A CORPOREIDADE VIVIDA COMO HISTORICIDADE, AS AFECÇÕES, AS EMOÇÕES, AS EXPERIÊNCIAS, INCLUINDO O MUNDO CULTURAL, A ABERTURA PARA ESSE CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E DE EXPRESSÕES COMO ARTES, CIÊNCIAS E HISTÓRIA. A PELÍCULA DESTACA OS DESAFIOS ENFRENTADOS DO CORPO DEFICIENTE E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO NUMA PERSPECTIVA DA HISTORICIDADE, TRAMAS, DRAMAS E AS EXPRESSÕES DA LINGUAGEM DO CORPO, CONTANTO A HISTÓRIA DE AUGUST PULLMAN UM MENINO DE 10 ANOS QUE NASCEU COM UMA DEFORMIDADE CRANIOFACIAL EXTREMAMENTE RARA, A SÍNDROME DE TREACHER COLLINS. O CORPO COM DEFICIÊNCIA PASSA POR PROCESSOS DE ACEITAÇÃO/REJEIÇÃO DE SUA CONDIÇÃO EXISTENCIAL, POIS ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO À PERCEPÇÃO. NO DECORRER DO FILME, A REJEIÇÃO DO CORPO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, QUE É ESTIGMATIZADO COM O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO, VIVENCIADOS INICIALMENTE NA ESCOLA. POR FIM, COMPREENDEMOS QUE, ATRAVÉS DESTA PELÍCULA, O EXERCÍCIO EDUCATIVO DE OLHAR E APRECIAR AS PRODUÇÕES, CONTRIBUI PARA AMPLIARMOS E RECONHECERMOS ASPECTOS EDUCATIVOS IMPORTANTES PARA ABORDAR A INTERCORPOREIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, NUMA TEMÁTICA MAIS HUMANA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CORPO, DEFICIÊNCIA FÍSICA, CINEMA, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2860_29072021104209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA PARIZ BITENCOURT" "autor_nome_curto" => "LUCIANA PARIZ" "autor_email" => "lucianaparizrn@outlook.co" "autor_ies" => "FAL/ESTÁCIO ZONA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }