BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA:
BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80033 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 3379 "titulo" => """ BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA:\r\n BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO """ "resumo" => """ A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS\r\n CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF.\r\n O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS\r\n CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA\r\n BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM\r\n PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER\r\n ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS\r\n EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A\r\n SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA\r\n O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE\r\n SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO\r\n AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE\r\n MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS\r\n MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE\r\n INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO\r\n ?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS\r\n DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, BIOQUÍMICA, GRADUAÇÃO, MEDICINA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3379_29072021143107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYANAH LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARYANAH LIMA SILVA" "autor_email" => "maryanahs@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80033 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 3379 "titulo" => """ BIOQUÍMICA APLICADA À PRÁTICA MÉDICA:\r\n BIOQCLÍNICA DA EMERGÊNCIA – O JOGO """ "resumo" => """ A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS\r\n CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF.\r\n O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS\r\n CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA\r\n BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM\r\n PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER\r\n ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS\r\n EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A\r\n SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA\r\n O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE\r\n SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO\r\n AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE\r\n MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS\r\n MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE\r\n INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO\r\n ?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS\r\n DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, BIOQUÍMICA, GRADUAÇÃO, MEDICINA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3379_29072021143107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYANAH LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARYANAH LIMA SILVA" "autor_email" => "maryanahs@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }