ESTE TRABALHO OBJETIVA TRAZER AS CONTRIBUI??ES DA ABORDAGEM HIST?RICA NA CONSTRU??O DOS CONCEITOS MATEM?TICOS ALIADA AO EMPREGO DOS JOGOS ELETR?NICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA, E CONT?M COMO SUGEST?O A ABORDAGEM DO TEOREMA DE PIT?GORAS A PARTIR DOS MIST?RIOS DA MITOLOGIA GREGA. S?O APRESENTADAS REFLEX?ES ACERCA DA IMPORT?NCIA E UTILIZA??O DA HIST?RIA DA MATEM?TICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE AS ATUAIS DEMANDAS SOCIAIS, ECON?MICAS E CULTURAIS POSTAS ? EDUCA??O EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE SE BUSCAR CADA VEZ MAIS M?TODOS E ESTRAT?GIAS CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TOMANDO POR BASE OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A VIS?O DE IMPORTANTES AUTORES, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O USO DA HIST?RIA DA MATEM?TICA E SUAS IMPLICA??ES NO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM SEGUIDA BUSCOU-SE UM ELO ENTRE A PERSPECTIVA HIST?RICA E O USO DE JOGOS VIRTUAIS. O JOGO CRIADO, COM BASE NO POWER POINT, FOI INTITULADO DE ?DEUSES DO OLIMPO? E TRAZ UMA METODOLOGIA INOVADORA, ATRELANDO O CONHECIMENTO MATEM?TICO, A HIST?RIA E O UNIVERSO L?DICO, ELEMENTOS ESTES ENCARREGADOS DE ESTIMULAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DESPERTAR O PRAZER EM APRENDER.