A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80127 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 860 "inscrito_id" => 2236 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO, TEM COMO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA DENTRO DE UMA ÓTICA BILÍNGUE, EM UM CONTEXTO ONDE O TEOR SOCIOAFETIVO É FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA DA CRIANÇA SURDA. PARA TANTO, ESCOLHEU-SE O MÉTODO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, LEVANTANDO REFERENCIAL DE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO INFANTE SURDO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, BEM COMO A RELEVÂNCIA DO FATOR SOCIOAFETIVO INCLUSO NESSA PRÁTICA, BUSCOU-SE AINDA, POR MEIO DA PESQUISA DOCUMENTAL COM BASE NAS LEI DE LIBRAS (LEI Nº 10.436/02); LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LEI Nº 9394/1996); LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LEI Nº 13.146/15) QUE REGEM O DIREITO E ACESSO E GARANTIA DA EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, POR MEIOS DOS MÉTODOS DE ENSINO E DOS RECURSOS DIDÁTICOS, COMO A LUDICIDADE. PORTANTO, ESPERA-SE COMO RESULTADO DESTA PESQUISA QUE A LUDICIDADE POSSUA, DE FATO, UM PAPEL FUNDAMENTAL DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA, UMA VEZ QUE FORTALECE OS SETORES SOCIOAFETIVO DO INFANTE, FACILITANDO A ROTINA DE ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÚDICO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SOCIOAFETIVIDADE, CRIANÇA SURDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2236_29072021181944.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN ALVES" "autor_nome_curto" => "JONATHAN ALVES" "autor_email" => "alves.jonathan.0791@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80127 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 860 "inscrito_id" => 2236 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAFETIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO, TEM COMO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA DENTRO DE UMA ÓTICA BILÍNGUE, EM UM CONTEXTO ONDE O TEOR SOCIOAFETIVO É FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA DA CRIANÇA SURDA. PARA TANTO, ESCOLHEU-SE O MÉTODO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, LEVANTANDO REFERENCIAL DE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO INFANTE SURDO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, BEM COMO A RELEVÂNCIA DO FATOR SOCIOAFETIVO INCLUSO NESSA PRÁTICA, BUSCOU-SE AINDA, POR MEIO DA PESQUISA DOCUMENTAL COM BASE NAS LEI DE LIBRAS (LEI Nº 10.436/02); LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LEI Nº 9394/1996); LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LEI Nº 13.146/15) QUE REGEM O DIREITO E ACESSO E GARANTIA DA EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, POR MEIOS DOS MÉTODOS DE ENSINO E DOS RECURSOS DIDÁTICOS, COMO A LUDICIDADE. PORTANTO, ESPERA-SE COMO RESULTADO DESTA PESQUISA QUE A LUDICIDADE POSSUA, DE FATO, UM PAPEL FUNDAMENTAL DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA, UMA VEZ QUE FORTALECE OS SETORES SOCIOAFETIVO DO INFANTE, FACILITANDO A ROTINA DE ENSINO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "LÚDICO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SOCIOAFETIVIDADE, CRIANÇA SURDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID2236_29072021181944.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN ALVES" "autor_nome_curto" => "JONATHAN ALVES" "autor_email" => "alves.jonathan.0791@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }