EM UM MUNDO IMERSO EM PROFUNDAS E ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES, AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS SE
MANIFESTAM COMO UM HORIZONTE DE NOVAS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E
INCLUSÃO SOCIAL, ASSUMINDO UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA. NESTA PESQUISA, TRAÇOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA
ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DAS
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DESCREVER A
UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO MEDIAÇÃO NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. OS RESULTADOS
OBTIDOS DEMONSTRAM QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DESTINADAS AOS/ÀS ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA SE
CONFIGURAM COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DAS APRENDIZAGENS E DE AMBIENTES
INCLUSIVOS, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.