A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) É FUNDAMENTAL PARA A SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE, CRIANDO OPORTUNIDADES PARA A PRESERVAÇÃO E, ASSIM POSSIBILITANDO UMA AÇÃO RESPONSÁVEL E RESPEITOSA SOBRE O MEIO NATURAL. O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS EDUCANDOS, DOS PROFESSORES SOBRE O MEIO AMBIENTE E SE A GESTÃO ESCOLAR PROPORCIONA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EA. ISTO SE FEZ NECESSÁRIO DEVIDO À PREOCUPAÇÃO DAS CIÊNCIAS EM TORNO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PROVENIENTE DAS AÇÕES ANTRÓPICAS. A PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR DE FORMA SUCINTA OS PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APONTANDO A SUA TRAJETÓRIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL EVIDENCIADO A IMPORTÂNCIA DE SER REPASSADA PARA A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM LEVANTAMENTO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E COLETA DE INFORMAÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL BARAÚNAS LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO EGITO – PE. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NÃO É TRABALHADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR E QUE OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA NÃO POSSUEM UM CONHECIMENTO AMPLO DA DEFINIÇÃO DE MEIO AMBIENTE, PORÉM VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES E A GESTÃO CONHECEM A EA E A VEEM COMO SENDO UMA FERRAMENTA CHAVE PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS, POIS, VISA SENSIBILIZAÇÃO DOS DISCENTES PROPORCIONANDO-LHES UMA VISÃO HOLÍSTICA E ATUAL DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.