COM O ADVENTO DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 EM 2019, AS ESCOLAS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS TIVERAM DE ADAPTAR-SE PARA DAR CONTINUIDADE ?S ATIVIDADES EDUCACIONAIS E IMPLEMENTAR MODELOS DE ENSINO PARA COLOCAR EM PR?TICA O QUE O MINIST?RIO DA EDUCA??O (MEC) DENOMINOU ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE).OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA EM 2020 FORAM UM MARCO PARA PROFESSORES E ESCOLAS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A PROPOR E ADAPTAR O ENSINO EM TURMAS DO 6? ANO AO 9? ANO, E IMP?S A NECESSIDADE IMEDIATA DE TOMAR CONHECIMENTO E TESTAR - NO MELHOR DE SUAS POSSIBILIDADES - MODELOS IMPLANTADOS EM DIFERENTES ESCOLAS. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO PRETENDE AVALIAR ATRAV?S DO QUESTION?RIO APLICADO SE ESSAS INICIATIVAS FORAM BEM-SUCEDIDAS, OU SEJA, SE HOUVE ENTENDIMENTO E BOM RENDIMENTO POR PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A NOVA FORMA DE APRENDER E ENSINAR, DE ESTUDAR E DE PLANEJAR AS AULAS NO MODO REMOTO. PARA TANTO, SER? REALIZADO PESQUISA ATRAV?S DE QUESTION?RIO APLICADO A DIVERSAS ESCOLAS P?BLICAS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RS TAIS COMO, ANO QUE O ALUNO EST? INSERIDO, QUAL SUA INSTITUI??O DE ENSINO, ANO, QUAL(IS) EQUIPAMENTO (S) VOC? TEM DISPON?VEL(IS) PARA ASSISTIR AS AULAS, OS EQUIPAMENTOS QUE VOC? TEM ACESSO S?O DISPOSITIVOS PARA USO PESSOAL OU COMPARTILHADO, QUAIS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS MAIS FREQUENTEMENTE, QUAL O TIPO DE ACESSO QUE VOC? TEM ? INTERNET, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENFRENTOU E, POR FIM SE O ALUNO TEM ALGUMA SUGEST?O PARA MELHORIA DA AULAS.