O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81613 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 3346 "titulo" => "O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL, É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PORTUNHOL, LÍNGUA, PORTUGUÊS, PRECONCEITO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3346_05112021213642.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO" "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81613 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 3346 "titulo" => "O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL, É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PORTUNHOL, LÍNGUA, PORTUGUÊS, PRECONCEITO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3346_05112021213642.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO" "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }