LUCIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80174 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 3280 "titulo" => "LUCIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)" "resumo" => "PARTINDO DE LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ÁREA ESCOLAR, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS. O BRINCAR PROMOVE UMA POS-SIBILIDADE, UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, POIS ELA SE DIVERTE, DESEN-VOLVE COMPETÊNCIAS, APRENDE, CONSTRÓI, FANTASIA E EXPERIMENTAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO APRENDER BRINCANDO. COM O INÍCIO DAS AULAS NO MODO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) DEFINI-DO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) O DESAFIO CAUSADO PELA PANDEMIA FOI MUITO DESAFIADOR. DE FORMA PRAZEROSA E CRIATIVA, OS PROFESSORES EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO SABER DO ALUNO, PODENDO IMPACTAR POSITIVAMENTE NA VIDA DO MESMO, FAVORECENDO UMA APRENDI-ZAGEM DE QUALIDADE, ÚTIL E PRIVILEGIADA. O OBJETIVO DESSA PESQUISA É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA E DIANTE DA NOSSA ATUAL SITUAÇÃO E DE EXTRE-MA RELEVÂNCIA SE TORNOU AULAS A DISTÂNCIA POR SEGURANÇA DE TODA A POPULAÇÃO. OS JOGOS, QUE SEMPRE FIZERAM PARTE DA DIDÁTICA DE GRANDES EDUCADORES DO PASSADO, HOJE, SURGEM COMO UMA NECESSIDADE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO EDUCATIVO. NÃO SERÁ ABORDADO O BRINCAR POR BRINCAR, MAS SIM O BRINCAR SOB UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. SEGUNDO ALMEIDA (1978) OS JOGOS NÃO DEVEM SER FINS, MAS MEIOS PARA ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS E INTENCIONAIS E AINDA, DEVEM SER APLICADOS PARA O BENEFÍCIO EDUCATIVO. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS EDUCADORES READAPTARAM-SE ATRIBUINDO JOGOS PEDAGÓGICOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS, MANTENDO OS ALUNOS ATRÁS DAS TELAS, COM A MESMO OBJETIVO DE OBTER O INTERESSE DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EDUCAÇÃO, LUDICIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3280_29072021204128.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISY ESTER GLUSTAK" "autor_nome_curto" => "DEISY GLUSTAK" "autor_email" => "deisyeducacaofisica@gmail" "autor_ies" => "UNIASSELVI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80174 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 926 "inscrito_id" => 3280 "titulo" => "LUCIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)" "resumo" => "PARTINDO DE LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ÁREA ESCOLAR, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS. O BRINCAR PROMOVE UMA POS-SIBILIDADE, UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, POIS ELA SE DIVERTE, DESEN-VOLVE COMPETÊNCIAS, APRENDE, CONSTRÓI, FANTASIA E EXPERIMENTAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO APRENDER BRINCANDO. COM O INÍCIO DAS AULAS NO MODO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) DEFINI-DO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) O DESAFIO CAUSADO PELA PANDEMIA FOI MUITO DESAFIADOR. DE FORMA PRAZEROSA E CRIATIVA, OS PROFESSORES EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO SABER DO ALUNO, PODENDO IMPACTAR POSITIVAMENTE NA VIDA DO MESMO, FAVORECENDO UMA APRENDI-ZAGEM DE QUALIDADE, ÚTIL E PRIVILEGIADA. O OBJETIVO DESSA PESQUISA É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA E DIANTE DA NOSSA ATUAL SITUAÇÃO E DE EXTRE-MA RELEVÂNCIA SE TORNOU AULAS A DISTÂNCIA POR SEGURANÇA DE TODA A POPULAÇÃO. OS JOGOS, QUE SEMPRE FIZERAM PARTE DA DIDÁTICA DE GRANDES EDUCADORES DO PASSADO, HOJE, SURGEM COMO UMA NECESSIDADE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO EDUCATIVO. NÃO SERÁ ABORDADO O BRINCAR POR BRINCAR, MAS SIM O BRINCAR SOB UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. SEGUNDO ALMEIDA (1978) OS JOGOS NÃO DEVEM SER FINS, MAS MEIOS PARA ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS E INTENCIONAIS E AINDA, DEVEM SER APLICADOS PARA O BENEFÍCIO EDUCATIVO. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS EDUCADORES READAPTARAM-SE ATRIBUINDO JOGOS PEDAGÓGICOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS, MANTENDO OS ALUNOS ATRÁS DAS TELAS, COM A MESMO OBJETIVO DE OBTER O INTERESSE DOS ALUNOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EDUCAÇÃO, LUDICIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID3280_29072021204128.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISY ESTER GLUSTAK" "autor_nome_curto" => "DEISY GLUSTAK" "autor_email" => "deisyeducacaofisica@gmail" "autor_ies" => "UNIASSELVI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }