A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80388 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1243 "inscrito_id" => 6801 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA" "resumo" => "AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AS MAIS ANTIGAS FORMAS TERAPÊUTICAS USADAS DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM SUA IMPORTÂNCIA NA MEDICINA NATURAL, NELAS PODEMOS ENCONTRA OS AROMAS E FITOTERÁPICO BASTANTE UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO, PODENDO SER ENCONTRADA VARIEDADES DE PROPRIEDADES QUÍMICAS FUNDAMENTAIS PARA A FUNÇÃO DE CURA E BEM ESTAR. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, DEMONSTRAR POR MEIO DA CONFECÇÃO DE SABONETES E VELAS UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA, POSSIBILITANDO A RELAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS COM OS ASSUNTOS E CONCEITOS DA ÁREA DE BOTÂNICA NO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA DA UFAM. ESTA PESQUISA TEVE CARÁTER DE PESQUISA APLICADA, BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA, PARA LEVANTAMENTO DE DADOS INICIOU-SE COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO COM CINCO PERGUNTAS PARA O PRÉVIO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A BOTÂNICA, APÓS APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIO FOI EXPOSTA AULAS EXPOSITIVAS EM SEGUIDA A APLICAÇÃO DA AULA PRATICA NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA A CONFECÇÃO DAS VELAS REPELENTES E SABONETES UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE BURITI, AÇAÍ E CUPUAÇU. NO INÍCIO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES SOBRE O REFERIDO ASSUNTO, POIS OS MESMOS TINHAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE A BOTÂNICA, APÓS AS AULAS EXPOSITIVAS E AULA PRATICA A PESQUISA FOI BASTANTE SATISFATÓRIA, POIS, ATRAVÉS DESTA PRÁTICA NOTOU-SE QUE FOI POSSÍVEL DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA A BOTÂNICA TORNANDO SEUS SABERES POPULARES MAIS DESAFIADORES EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, LOGO ESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL SER CONCLUÍDA COM ÊXITO ACERCA DE OUTROS MÉTODOS DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÃO, AULAS PRÁTICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8141_26062021231932.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ANNA " "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80388 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1243 "inscrito_id" => 6801 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA" "resumo" => "AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AS MAIS ANTIGAS FORMAS TERAPÊUTICAS USADAS DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM SUA IMPORTÂNCIA NA MEDICINA NATURAL, NELAS PODEMOS ENCONTRA OS AROMAS E FITOTERÁPICO BASTANTE UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO, PODENDO SER ENCONTRADA VARIEDADES DE PROPRIEDADES QUÍMICAS FUNDAMENTAIS PARA A FUNÇÃO DE CURA E BEM ESTAR. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, DEMONSTRAR POR MEIO DA CONFECÇÃO DE SABONETES E VELAS UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA, POSSIBILITANDO A RELAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS COM OS ASSUNTOS E CONCEITOS DA ÁREA DE BOTÂNICA NO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA DA UFAM. ESTA PESQUISA TEVE CARÁTER DE PESQUISA APLICADA, BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA, PARA LEVANTAMENTO DE DADOS INICIOU-SE COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO COM CINCO PERGUNTAS PARA O PRÉVIO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A BOTÂNICA, APÓS APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIO FOI EXPOSTA AULAS EXPOSITIVAS EM SEGUIDA A APLICAÇÃO DA AULA PRATICA NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA A CONFECÇÃO DAS VELAS REPELENTES E SABONETES UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE BURITI, AÇAÍ E CUPUAÇU. NO INÍCIO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES SOBRE O REFERIDO ASSUNTO, POIS OS MESMOS TINHAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE A BOTÂNICA, APÓS AS AULAS EXPOSITIVAS E AULA PRATICA A PESQUISA FOI BASTANTE SATISFATÓRIA, POIS, ATRAVÉS DESTA PRÁTICA NOTOU-SE QUE FOI POSSÍVEL DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA A BOTÂNICA TORNANDO SEUS SABERES POPULARES MAIS DESAFIADORES EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, LOGO ESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL SER CONCLUÍDA COM ÊXITO ACERCA DE OUTROS MÉTODOS DE ENSINO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÃO, AULAS PRÁTICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8141_26062021231932.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SANT’ANNA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "FELIPE SANT’ANNA " "autor_email" => "felipesantana.cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }